28 de novembro de 2009

Quem foi Carlos Kluwe?


 Carlos Kluwe com a camisa do SC Internacional - Arquivo S.C.I.



Quem foi Carlos Kluwe?

Carlos Antônio Kluwe (Bagé, 3/1/1890 - 16/9/1966) foi, além de médico, jogador profissional de futebol. Kluwe foi para Porto Alegre no final da 1ª década do século XX, para estudar medicina e acabou jogando como atleta profissional da primeira divisão no Sport Club Internacional. Estreou no Colorado no dia 7 de setembro de 1909, em um empate sem gols, contra o Militar Foot Ball Club.

Kluwe era um homem muito alto com 1,90 de altura, chutava a gol de qualquer distância, com o pé direito ou esquerdo. De personalidade forte, logo se tornou um líder, dentro e fora do campo. Muitos consideram Kluwe o responsável por imprimir ao Internacional um espírito guerreiro e vencedor.

Com Kluwe, o Colorado conseguiu suas primeiras conquistas: Campeão Municipal de 1913, 1914 e 1915. No ano de 1916, já formado na Faculdade de Medicina, abandonou o futebol aos 26 anos. Apenas uma frustação o acompanhava: não ter vencido o clássico Grenal, pois o adversário abandonara a Liga Porto-Alegrense de Futebol em 1913, e disputara um campeonato à parte em 1914 e 1915.

Mesmo assim, continuou ligado ao clube, tornando-se diretor de futebol. Em julho de 1919, um grupo de senhoritas coloradas fez um abaixo-assinado pedindo que o ex-jogador atuasse em um clássico grenal que seria disputado nos Eucaliptos. Apesar de ter ficado afastado por 4 anos, Carlos Kluwe decidiu jogar e marcou o primeiro gol da vitória colorada por 2 a 0. Era a vitória que faltava para ele, a de um clássico.

Kluwe acabou jogando o resto da temporada e também no ano seguinte, quando novamente foi campeão. Mais tarde, Carlos Kluwe retornaria a Bagé, sua cidade natal, onde tornou-se um médico de renome. Foi prefeito entre 1948 e 1951. Atuou como médico do Colégio Estadual durante muitos anos.

Absolutamente compenetrado e sizudo, examinava os alunos, dava conselhos de saúde a todos e recomendava sempre a prática de esportes. Além de dar nome a nossa escola, que hoje é conhecida por Escola Estadual de Ensino Médio Dr Carlos Antonio Kluwe, existe também uma rua na cidade com seu nome, no bairro Vila Kennedy.

Configurações

Estamos configurando nosso blog.
Em breve definição de cores e lay out.

As vovós e os vovôs estão na web!

Colegas da Velha Guarda do "Colégio Estadual de Bagé":
Não teve como resistir! Entramos na modernidade e criamos um Blog para interagir com todos que um dia passaram pelo Estadual. Tudo começou com a comunidade do Orkut "Passei pelo Carlos Kluwe", com o tópico "Alguém da Velha Guarda?", postado pelo colega Claudete. Como podem ver, a comunidade tem hoje 3.040 membros e esse tópico, que se refere ao pessoal da "antiga", é o que mais tem postagens: 308 mensagens no total, até agora há pouco, dia 28 de novembro de 2009. Vi, inclusive, que alguém da turma mais nova sugeriu que criássemos um fórum específico para tratar do nosso encontro dia 12 de dezembro pois estávamos monopolizando a Comunidade... Por isso resolvi criar este Blog. Ele não é meu. É nosso. É de todos que passaram pelo velho Estadual nos anos 50, 60, 70, por aí... Conto com toda a turma da velha guarda para postar contribuições de toda sorte como artigos, textos, fotografias, notícias e etc, que ajudem a ampliar nossos contatos com colegas que estão aí pelo mundo afora, que nunca esqueceram que um dia passaram sob o portão do antigo colégio onde estão, até hoje, dois cães em bronze: enquanto um descansa o outro vigia.