31 de março de 2011

31 de Março


 Foto de Alexandre S Gomes
.
Apesar De Você
Chico Buarque


(Crescendo) 
Amanhã vai ser outro dia x 3

Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não.
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão

(Coro)
Apesar de você
amanhã há de ser outro dia
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar

Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros. Juro!
Todo esse amor reprimido,
Esse grito contido,
Esse samba no escuro

Você que inventou a tristeza
Ora tenha a fineza
de "desinventar"
Você vai pagar, e é dobrado,
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar

(Coro2) 
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia.
Ainda pago pra ver
O jardim florescer
.

A filosofia e o cinema religioso - IV, Joana D'Arc

 .
O Ciclo "A Filosofia e o Cinema Religioso" exibirá, na próxima sexta-feira, 1º de abril, o filme "Joana d'Arc", de Luc Besson. Diretor francês (1959 -) que fez sua formação nos EUA, Besson é autor de filmes como "Subway" e "O quinto elemento". O Ciclo, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPel, sob a coordenação do professor Dr Luís Rubira, ocorre todas as sextas as 20h, no Centro de Integração do Mercosul. A entrada é FRANCA.
Ao longo do Ciclo serão exibidas três obras sobre Joana d'Arc. A primeira de Luc Besson (1999), a segunda de Carl Dreyer (1928) e a última de Robert Bresson (1962). Trata-se de uma homenagem a mártir francesa cuja fé não foi vencida pela racionalidade de teólogos ortodoxos.
The messenger: the story of Joan of Arc, 1999, França. Direção: Luc Besson.
Com: Milla Jovovich, John Malkovich, Dustin Hoffman.
Sinopse: A trajetória da Virgem de Órleans - a jovem que, com 17 anos, levou as tropas francesas à vitória contra os ingleses, no momento em que a França atravessava o período mais difícil de sua história. Buscando reconstruir a infância, a vida guerreira e o processo de condenação, Besson concentra-se no fervor religioso, nas dúvidas interiores e na salvação pela fé da mártir francesa. (155min).
.

Educação Patrimonial Já!

Vereador e professores da Unipampa juntos pela educação patrimonial

O Vereador Juarez Machado de Farias (PSB) começa a colher os frutos de sua luta em prol de projetos de educação patrimonial para o município de Piratini. Autor de uma proposição para convênio entre Prefeitura e a UNIPAMPA, nesse sentido, participou, no dia 29 de março de 2011, de uma reunião na Câmara de Vereadores, em que estiveram presentes estudantes do Curso de Turismo e representantes da UNIPAMPA, do Poder Executivo e dos dois museus do Município.
Também estava presente Beatriz Araújo, Produtora Cultural, que parabenizou o Vereador pelo comprometimento com as causas culturais e anunciou várias ações que acompanharão o processo de restauro do Museu Histórico Farroupilha, todas com o intuito de despertarem e afirmarem no povo piratiniense a noção de pertencimento em relação ao rico tesouro material e imaterial que possuem.
O Secretário Municipal de Planejamento, Otávio Fernando Madruga Alves, comprometeu-se em apresentar, formalmente, à UNIPAMPA o interesse em firmatura de convênio para projeto de educação patrimonial.
O Vereador Juarez sugeriu que sejam realizadas atividades de educação patrimonial em outras ocasiões do ano, como, por exemplo, na Semana da Cultura de Piratini, de 30 de junho a 06 de julho, e em outras datas inseridas no calendário municipal por iniciativa do parlamentar: dia 20 de novembro – Dia Municipal de Homenagem a Zumbi e à Memória dos Lanceiros Negros – e 13 de dezembro – Dia de Homenagem a Barbosa Lessa -, pois Piratini não pode se resumir somente ao período da Guerra dos Farrapos (1835-1845) e sim a outros períodos históricos decisivos para a construção da identidade cultural do seu povo.
Terminada a reunião, o Vereador socialista acompanhou os professores e alunos da UNIPAMPA pelas ruas históricas de Piratini e visitas aos dois museus existentes,
.

30 de março de 2011

As águas vão rolar

Prefeito Dudu
assina ordem de início das obras
da Barragem da Arvorezinha
.
O Prefeito de Bagé, Dudu Colombo, assinou ontem (29), a ordem de início dos serviços para a construção da Barragem da Arvorezinha. A obra, que terá capacidade de armazenamento de 18 bilhões de litros, deverá acabar com um problema histórico do município: a falta de água em épocas de estiagem – comum nas estações quentes.
Na solenidade de início dos trabalhos, o prefeito de Bagé destacou a importância do começo desta obra para os bageenses. “É um momento histórico na vida da nossa cidade. Assumimos o governo em 2009 sabendo que esta seria a obra que resolveria o maior e mais antigo problema de Bagé”, citou ao ressaltar que “não queremos, jamais, que se repita o episódio de 1989, quando o município passou por uma verdadeira seca, a mais séria que já atingiu esta cidade”.
O prefeito Dudu exaltou, ainda, que o tema da Barragem da Arvorezinha foi iniciado ainda na gestão anterior. “Na época, o ex-prefeito Mainardi garantiu os primeiros recursos deste empreendimento. Quando assumimos este compromisso, cumprimos as diversas etapas necessárias para chegarmos até este momento. Em dezembro de 2010, por exemplo, conquistamos da Licença da Fepam. Isto era fundamental para iniciarmos os trabalhos”, lembrou.
Outro ponto relatado por Colombo foi a respeito da área onde será construída a barragem. “Adquirimos as seis primeiras propriedades necessárias para a obra. Enquanto os trabalhos acontecem, ainda vamos negociar com outras 32 propriedades restantes que irão compor a área total da barragem”, comentou, ao acrescentar que a área do reservatório será de 300 hectares.
O chefe do executivo salientou, ainda, que Bagé passa por um momento onde o desenvolvimento é uma realidade. “Mesmo assim, os problemas de abastecimento sempre foram um empecilho na conquista de investimento por parte de grandes empresas. Tenho certeza que, além de água na casa de cada cidadão, esta obra vai trazer novas e grandes perspectivas para o desenvolvimento de Bagé”, comemorou o prefeito.
Dudu Colombo encerrou seu discurso dizendo que, “o primeiro dia mais esperado do nosso governo é este de hoje. E o segundo dia mais esperado é o dia em que vamos comemorar a conclusão da obra da nova barragem”.
De acordo com o diretor do Departamento de Águas e Esgoto de Bagé, Antônio Kiwal Parera, os serviços iniciarão com a construção das vias de trafegabilidade e a instalação do canteiro de obras. “Todos queremos uma Bagé cada vez melhor! Esta obra, com certeza, será fundamental para garantirmos este objetivo”, frisou.
Os trabalhos de execução serão de responsabilidade da empresa Marco Projetos e Construções. Segundo o engenheiro responsável, Éverton Rodel, “a expectativa é de atender as demandas estabelecidas, atendendo os prazos”.
A obra vai contar, também, com a fiscalização dos serviços por parte da empresa Engeplus. Conforme o diretor Fernando Fagundes, “faremos os controles tecnológicos para garantir o bom desenvolvimento do trabalho.
Para a construção, o Governo Federal, por meio do Ministério de Integração Nacional, liberou uma quantia de R$ 30 milhões. O município fará uma contrapartida na ordem de  4 milhões de reais. Com isto, serão 34 milhões de reais investidos. A Barragem da Arvorezinha terá um comprimento total será de 1.760 metros e a altura máxima de 26 metros. O prazo para conclusão é de 18 meses.
.
Publicado no blog Patrimônio Cultural de Bagé
Foto de Leko Machado.
.

Doble mentiras

 .
No ano passado, o Instituto João Simões Lopes Neto instituiu o 1° de Abril como o dia de comemorar os Os Casos do Romualdo. Este ano, pela segunda vez, o dia da mentira será a data em que os simoneanos falarão  sobre o célebre personagem de Simões Lopes Neto, cujos casos de essência folclórica acabam de ser publicados em espanhol.
Conforme informou o presidente do Instituto, Henrique Pires, às 18 horas será apresentado o volume publicado pela editora Ediciones da la Banda Oriental, traduzidas do original para o espanhol por Román Garcia Arrospide, José M. Obaldia e Heber Raviolo, com prólogo e notas deste.
Segundo Pires, a obra recentemente lançada em Montevideo une Graciliano Ramos - Histórias de Alejandro, e Simões Lopes Neto - Casos do Romualdo, com contos que desenvolvem histórias nas quais ninguém crê, mas que todos celebram como um tributo ao triunfo da imaginação. Na sequência da programação o professor Dr João Ourique, da Universidade Federal de Pelotas, palestrará sobre as relações entre as obras dos dois escritores -  Graciliano e Simões, cuja primeira tradução para o espanhol reúne-os num mesmo tomo.
Embora os livros ainda não estejam à venda aqui no Brasil, será aberta uma lista de encomendas para eventuais interessados em adquirir a obra publicada no Uruguai.
A programação é aberta ao público, com entrada franca. O Instituto está situado na rua Dom Pedro II, 810, em Pelotas.
.

29 de março de 2011

Gráfica Fidalga - Gutemberg no século XXI

.
Meu amigo e designer, Leo Furtado, me mandou o link de um material sobre artes gráficas para assistir no Youtube. Fiquei tão emocionado com o que vi que resolvi compartilhar com os leitores e amigos do Blog. Trata-se de um pequeno documentário (com legendas em inglês), dirigido por Gregory Mitnick, rodado em São Paulo, que mostra o funcionamento e o trabalho de "resistência", feito pela Gráfica Fidalga. A Fidalga, que usa somente os equipamentos tradicionais da tipografia, ainda compõe suas matrizes usando os famosos tipos móveis de madeira, ao melhor estilo dos inventados por Gutemberg, na metade do século XV. Para quem é do ramo, um espetáculo à parte! Para quem não é, fica a pergunta: Onde está o HD, o scaner, a impressora... ??? 
Esse documentário me fez lembrar da nossa velha e querida Tipografia Cetuba...
..

28 de março de 2011

The book is on the table - VIII, A última flor do Lácio

.
A professora Maria Veleda foi quem me apresentou às minúcias da língua de Camões, por quase todo o Ginásio. Pensávamos que, no Primário, após aprender os aumentativos, os diminutivos e o coletivo de camelo, tudo estava resolvido. Mas, já no "terceiro do ginasial", classificar as orações, fazer a análise sintática e conjugar os verbos no "condicional", era uma tarefa bem mais dificil do que saber o que era uma Cáfila. Mas foi a iniciação à literatura o que mais me ligou à professora Maria Veleda. Incentivadora da leitura, lia conosco em aula, nos emprestava livros e nos fez representar alguns episódios do "Sítio", do Monteiro Lobato, numa festa do Estadual. Ela morava na Tupy Silveira, ali adiante do Colégio e, muitas vezes, fui até sua casa pegar livros, que lia - e cuidava muito para não fazer orelha. Não vi mais a professora Maria Veleda. Se alguém a encontrar, diga que "o nome José", da peça do Lobato, manda um grande beijo a ela. O livro do Raul Moreira Léllis foi um dos muitos livros de capa dura que encheram as nossas pesadas pastas, numa época em que ainda não haviam inventado a mochila escolar, e muito menos, as de rodinhas.
.

27 de março de 2011

Mancadas do Velho Souza

Esta tira das Mancadas foi publicada em 9 de abril de 1957
(Clique na tira para aumentar)
.
Numa das postagens de segunda-feira, 21 de março, falei sobre o fascínio que sempre exerceram em mim as Charges. Depois, nos comentários, lembrei de uma outra forma de humor gráfico, muito comum nos jornais - as tiras, e, em especial, das Mancadas do Velho Souza, publicadas durante anos a fio no nosso saudoso Correio do Sul. Prometi aos colegas publicar uma tira que tenho guardada das mancadas, que eram de autoria de Gildo, e distribuídas aos jornais brasileiros por uma agência denominada APLA.  Com patrocínio da Farmácia São João, as situações anedóticas vividas pelo Velho Souza, lembravam aos leitores do nosso velho jornal:
“Não dê Mancadas! Compre na Farmácia São João, sempre é mais barato”.
.

26 de março de 2011

Pedalando

 Foto do escritor Damián, por Agustín García


Nestes tempos onde os ciclistas andam um pouco preocupados com suas pedaladas, achamos bem publicar uma postagem com o tema Bicicleta. Este poema de Fernando Miguel Bernardes, ilustardo com a foto do escritor Damián González Bertolino (prêmio Morosoli de Literatura 2008),  é uma homenagem a todos os ciclistas do mundo que pedalam por dias melhores.
.
A MINHA BICICLETA
.
Fernando Miguel Bernardes
.
A minha bicicleta
só tem dois pedais
mas se monto nela
não tem dois, tem mais !

A minha bicicleta
tem um guiador
quando monto nela...
...sou aviador!

No jardim onde ando
não vejo um canteiro...
sou aviador,
vejo o mundo inteiro

Voo mesmo a sério !...

Por cima das árvores
(não toco no chão!)
voo mesmo a sério
vou de avião...

A minha bicicleta
também tem selim
mas eu nem me sento,
gosto mais assim :

Pedalo em pé
dá mais rapidez
a minha bicicleta
é o que tu vês:

É um avião,
pois eu não te digo?!

Da próxima vez...

Da próxima vez
Levo-te comigo?

......................................................
Fernando Miguel Bernardes nasceu no dia 14 de Dezembro de 1929, em Gândara dos Olivais, Leiria, Portugal. Fez os primeiros estudos em Leiria, frequentando depois a Universidade de Coimbra e a Universidade Clássica de Lisboa, onde tirou o curso de engenheiro geógrafo. Fez um curso de pós-graduação em Cálculo Científico como bolsista da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi professor do ensino secundário e professor do ensino superior, trabalhou em várias empresas e foi diretor do Departamento de Ação Sociocultural da Câmara Municipal de Almada. Tem participado em vários colóquios e programas relacionados com a motivação para a leitura de crianças e jovens.
.

Imagens do cotidiano - XVIII, Senhora dos meus afetos

 .
Jana, a "senhora dos afetos" do pintor Carlo Andrey, fotografada pelo Julio Pimentel na mágica e indescritível localidade de Rincão do Inferno.
.

Remadores homenageiam Porto Alegre

 O Clube Náutico Gaúcho, de Pelotas, foi fundado em 20 de janeiro de 1932
.
"Quem estiver em Porto Alegre neste Domingo, uma dica é assistir a Regata em comemoração ao aniversário da cidade. O Clube Náutico Gaúcho, de Pelotas, estará presente com dois competidores na raia! A competição será nas proximidades da Usina do Gasômetro, e a prova onde participarão os nossos remadores - da categoria juniores, está prevista para às 9h50."
.
Marcelo Vaz
Diretor
.

25 de março de 2011

Um escritor, dez livros

Damián, além de escritor, é professor de Literatura em Maldonado
 .
Un escritor, diez libros. Hoy: Damián GONZÁLEZ
.
"No creo que esté bien romper la regla con la que se abre esta propuesta de seleccionar diez libros. Pero me voy abstener, no del número, sino de la etiqueta de "libros favoritos" o "libros que me podría llevar a la isla"... Creo que por lo general, una vez elaboradas estas listas, quienes posteriormente las terminan ojeando ya saben lo que encontrarán. Cuando los críticos musicales mencionan los mejores discos de la historia del pop/rock, para ofrecer un caso redundante, nunca desaparecen palabras como "Sgt. Pepper's...", "Revolver" o "Pet sounds". De forma pareja, en literatura, los nombres de Cervantes, Dostoievsky, Tolstói, Baudelaire, Dickens, etcétera, nunca nos abandonarán. Podemos tenerlo por cierto. En mi caso, antes de mencionar a Tolstói, Faulkner, Cervantes o Morosoli, prefiero hacer una lista con aquellos libros que me han impactado de forma profunda en los últimos tiempos, digamos que en un lapso de tres años a esta parte, o mucho menos, en la mayoría de los casos. Me parece que el hipotético lector de la lista lo tendría a bien.
.
La tumba inquieta, Cyril Connolly
Odio, amistad, noviazgo, amor, matrimonio, Alice Munro
En la frontera, Cormac McCarthy
Sirenas en el campo de golf, Patricia Highsmith
Estambul, Orhan Pamuk
La niña del pelo raro, David Foster Wallace
Un hombre bueno es difícil de encontrar, Flannery O'Connor
Fuga sin fin, Joseph Roth
Memorias de una enana, Walter de la Mare
Los siete pilares de la sabiduría, Lawrence de Arabia"
 .
Damián González Bertolino nació en Punta del Este en 1980. Es autor del libro "El increíble Springer" (Ediciones de la Banda Oriental, Montevideo, 2009).
 .
Publicado no blog, Il Garash
,

Marcha de Zumbi em Jaguarão

Pintura de Dubal Ney Ramos, em exposição na Casa de Cultura
.
Seminário Regional para a Marcha de Zumbi dos Palmares
Jaguarão – Dia 2/4/2011, no Auditório da Universidade Federal do Pampa, Rua Conselheiro Diana, nº 650.

Programação:
13h30 - Credenciamento
14h00 - Mesa de abertura
14h30 - A Marcha de Zumbi dos Palmares - José Antônio dos Santos da Silva, Membro da Coordenação da Marcha Estadual; Cláudio Martins, Prefeito de Jaguarão.

15h45 - Intervalo

16h00 - Religião e Política no Movimento Negro - Carla Ávila, Socióloga, Mestranda em Ciências Sociais/UFPel; Rodrigo Machado, Coordenador de Descentralização Comunitária da Secult/Jaguarão.
17h00 - História e Cultura Afro-brasileira de acordo com a lei 10.639/2003 - Ledeci Lessa Coutinho, Licenciada em História, Mestre em Educação/UFPel; Maria de Fátima Bento Ribeiro, Licenciada em História, Doutora em História/UNICAMP, Diretora da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão.

18h00 - Encerramento e encaminhamentos para a Marcha e Mobilização.

O evento tem entrada franca, e está aberto a todos os interessados.
.
.