24 de março de 2011

Yes, nós temos Dinossauros



Em ilustração do paleontólogo Juan Cisneros, tiarajudens espanta um predador
.

Tiarajudens eccentricus, um novo fóssil gabrielense

.

"Depois de "Princesa das Coxilhas", "Terra dos Marechais", "Atenas Riograndense", São Gabriel pode ter mais um cognome, de "Terra dos Dinossauros". Nesta sexta-feira (25), a Science Magazine anuncia formalmente em sua nova edição a ser lançada, uma nova descoberta histórica em terras gabrielenses e que foi divulgada depois de dois anos. Inicialmente anunciado como um ancestral dos mamíferos que possui dentes-de-sabre, o tiarajudens eccentricus, como foi denominado, é um novo ser vivo - que pode ter sido antecessor dos dinossauros - descoberto em São Gabriel e que tem 260 milhões de anos. A descoberta foi apresentada hoje, na UFRGS.

Segundo informações da revista Science, o fóssil foi descoberto na localidade do Tiaraju em um trabalho feito por pesquisadores das Universidades Federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Piauí (UFPI) e da África do Sul, e foi apresentado no final da tarde desta quinta em Porto Alegre e Johanesburgo. As descobertas ocorreram em março de 2009, mas foram divulgadas somente agora após análises e estudos do fóssil encontrado.

Imagem do Fóssil, em foto de Cisneros


O animal, que tem um tamanho similar a uma capivara, apesar de possuir dentes-de-sabre (usados possivelmente para defesa contra predadores), era herbívoro.  “Ficamos todos muito surpresos [com a descoberta], pois esta nova espécie reúne características muito inesperadas, causando inclusive a impressão de ser uma mistura de animais diferentes. Ele possui dentes incisivos similares aos de um ruminante e dentes molares que no seu conjunto lembram os de uma capivara. Contrastando com esta dentição típica de animal herbívoro, temos a presença de grandes dentes de sabre como os de um felino. Mais ainda, os molares não estão na maxila e sim no palato, algo nunca antes visto num quadrúpede.”, explicou ao site iG Juan Carlos Cisneros, da UFPI, que liderou o trabalho. Cisneros também tinha participado da descoberta de fósseis na Fazenda Boqueirão, em 2009.



O único herbívoro com dentes-de-sabre do planeta, pertence a Era Paleozóica e seu parente mais próximo foi encontrado na África do Sul há dez anos. É o primeiro registro de um animal desse tipo, que lembra uma capivara com dentes de sabre, que tinha habilidades de mastigar o próprio alimento. O animal pertencia ao grupo dos terapsídeos (que originou os mamíferos) e data da Era Paleozóica, o que torna a descoberta mais importante, pois foi antes do surgimento de grande parte dos dinossauros.



É a terceira descoberta de fósseis nos últimos dez anos em solo gabrielense. Em 2005, pesquisas levaram a descoberta de fósseis do mesossauro, na localidade de Passo de São Borja. Anos depois, em 2009, pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e da UFRGS encontraram novos fósseis na Fazenda Boqueirão, de um animal similar a um crocodilo gigante. Esta é mais uma prova de que São Gabriel foi uma "terra fértil" para dinossauros e antepassados do homem e dos animais."
.
 Matéria publicada no blog Caderno 7 
. 

Um comentário:

Gerson Mendes Correa disse...

Não sou dessa área, mas parece-me o Rio Grande do Sul, tem sido no Brasil o estado onde mais se encontra fósseis pré históricos, inclusive às margens da Br 290 na chegada do Posto Papagaio sentido interior capital, tem um sito arqueológico famoso.