23 de junho de 2011

A filosofia e o cinema religioso - XIV, Le procès de Jeanne d'Arc


O Ciclo A Filosofia e o Cinema Religioso exibirá, na próxima sexta-feira, dia 24 de junho, o filme O processo de Joana d'Arc, de Robert Bresson. Cineasta francês formado em Filosofia, Bresson (1901- 1999) é autor de obras cinematográficas como "As damas do Bois de Boulogne" e "Diário de um padre". O Ciclo, promovido pelo Departamento de Filosofia da UFPel, sob a coordenação do professor dr. Luís Rubira, ocorre todas as sextas às 20h, no Centro de Integração do Mercosul, em Pelotas. A entrada é FRANCA. (As senhas serão distribuídas às 19h30).
Ao longo do Ciclo estão sendo exibidas três obras sobre Joana d'Arc. A primeira de Luc Besson (1999), a segunda de Carl Dreyer (1928) e a última de Robert Bresson (1962). Trata-se de uma homenagem a mártir francesa cuja fé não foi vencida pela racionalidade de teólogos ortodoxos.
A programação completa do CICLO está disponível AQUI.

Sinopse: Le procès de Jeanne d'Arc, 1962, França. Direção: Robert Bresson. Com: Florence Delay, Jean-Claude Fourneau. Reconstituição rigorosa do interrogatório e das acusações contra Joana d'Arc em 1431. Para mostrar que ela foi injustamente condenada por teólogos da Universidade de Paris aliados à Inglaterra, Bresson estudou os autos do processo de condenação anulados pelo Papa em 1456, bem como a canonização de Joana d'Arc em 1920. O filme tematiza a resistência da fé contra a pressão das instituições. (65min).

Nenhum comentário: