Menina
da bica
(para todos que já foram crianças)
.
Menina
da rua
que
mata a sede na bica.
Quem
és tu menina?
Que
gosto tem essa água
que
tomas direto na bica?
Tem
gosto de liberdade?
Tem
gosto de meninice?
Ou
será de desgosto
de
abandono
e
miséria?
.
Menina
da bica,
onde
andas hoje menina?
Será
que mataste a sede
que
tinhas naquele dia?
Porque
não provei também
da
água daquela bica?
Assim
lembraria o gosto
da
água daqueles dias
(agora
tão distantes)
só
na fotografia.
..
Em 1971, indo para o Estadual, fotografei esta menina bebendo água numa bica que havia no canteiro central da rua Marechal Deodoro, entre as ruas Marechal Floriano e Sete de Setembro, bem onde havia um ponto de táxi, na quadra da Praça de Desportos. Ela me olhou, terminou de tomar a sua água e depois saiu correndo, junto com outros dois meninos menores do que ela, e desapareceu praça adentro. Nunca mais a vi. Só fiquei com esse momento fixado na fotografia. Há pouco, revendo a imagem, escrevi este poema e sempre me pergunto: quem será e por onde andará a menina da bica?
.;
Publicado aqui em 16 de Maio de 2010
.
3 comentários:
Adorei o poema, e a imagem, estou utilizando ela em um post meu, me desculpe ter usado primeiro e pedido depois rsrs, gostaria de ter certeza que não tem nenhum problema usar ela lá, desde já agradeço e parabéns, você é muito talentoso, sensibilidade é um dom incrível.
OK, agora quero conhecer o post!
Um abraço
Vaz
Claro!! É este o post http://www.annavlis.com/2013/11/tendo-as-estrelas-como-teto.html (caso queira excluir este comentário, sem problemas), neste blog estou contando minha vida, essa foto me lembrou o tempo que morava nas ruas, bjinhoss e mais uma vez obrigada!
Postar um comentário