21 de junho de 2024

O Menino Maluquinho



Luiz Carlos Vaz (*)

Meus filhos sempre souberam que os livros faziam parte da “cesta básica” lá de casa. E não eram apenas os livros didáticos, eram os dicionários, as enciclopédias (o Dr. Google da época) ou os títulos relacionados pela Escola.

Conviveram amplamente com livros dos adultos e, também, com a literatura infantojuvenil. Livros como Marcelo, Marmelo, Martelo, da Ruth Rocha encantavam a todos. E, claro, Ziraldo, com seu Menino Maluquinho era o mais disputado. Certa vez, aqui em Pelotas, nos anos noventa, acompanhei o Schlee (nessas horas sempre era o Schlee, né?) numa recepção ao Ziraldo, no Restaurante Bavária - pois eram amigos desde os tempos do Correio da Manhã, no Rio de Janeiro. Ziraldo estava por aqui para uma atividade acadêmica promovida pela UFPel.

Dei de mão em todos os livros dele que tínhamos em casa e pedi autógrafo para todas as crianças... e o Maluquinho, claro, foi autografado para o “menino mais velho”, o Bernardo, que me mandou há pouco essas imagens. Mas todos eles - Santhiago, Juliana, Carolina, Marcelo... já estão procurando os seus livros autografados pelo Ziraldo e depois eu posto as imagens.




_____________

(*) Luiz Carlos Vaz é Jornalista, Fotógrafo, Escritor e Editor deste Blog


Nenhum comentário: