20 de janeiro de 2011

Sebastião, rogai por nós!

O martírio de São Sebastião, por El Greco
.
Hoje é o dia do padroeiro de Bagé. São Sebastião (França, 256 d.C. — 286 d.C.) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável, que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima.
O bárbaro método de execução de São Sebastião fez dele um tema recorrente na arte medieval - surgindo geralmente representado como um jovem amarrado a uma estaca e perfurado por várias flechas. Uma dessas representações, quiçá a mais bela do santo, foi feita pelo pintor El Greco, com o nome de O Martírio de São Sebastião, em 1580, um óleo sobre tela, medindo 192x148 cm, e que se encontra na Sacristia da Catedral de San Antolin de Palencia, na Espanha.
Em Bagé, a 20 de janeiro de 1813, uma procissão transladou uma imagem de São Sebastião da Guarda da Coxilha para o acampamento militar deixado por Dom Digo de Souza e que deu início a cidade em 1811. Inicialmente, a imagem ficou em um rancho até que em 1815 iniciou-se a construção de uma igreja em louvor do santo.
A cidade do Rio de Janeiro é uma das outras tantas apadrinhadas por Sebastião. Ali pertinho do Rio, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, há excesso de águas. Aqui, na região da campanha, há falta d’água. Bem que Sebastião poderia falar com Pedro e resolver esse impasse das águas...
.

Nenhum comentário: