O Almanaque do Pensamento deste ano e a primeira edição, de 1.913 |
O Almanach D’“O Pensamento”
O Almanach D’“O Pensamento”, que foi lançado em 1913 pela Editora O Pensamento, completa este ano o seu Centenário. Leitura obrigatória de meu pai, o Almanach também proporcionou a mim o primeiro contato com os signos do zodíaco, santos do dia, previsões do tempo, fases da Lua, marés... e tantas outras informações e curiosidades sobre o mundo. Quando eu comecei a ler ele já se chamava Almanaque do Pensamento, já havia trocado o ch pelo que, e já era editado pela nova ortografia. Todos os anos meu pai comprava a edição atual do Almanaque. Ficava por dias lendo e analisando as previsões e as características daquele novo ano que entrava. Além dos textos, o Almanaque apresentava também quadrinhos de humor, ao pé das páginas, que eram os meus preferidos.
.
Muitas crônicas eram republicadas após algum tempo. Lembro bem de uma, intitulada “Salta um pingado”, que contava a história de um menino do interior que, quando acompanhava o pai quando ia à cidade, ao passar por uma certa padaria no centro de São Paulo, ouvia sempre a atendente gritar “salta um pingado”. Ele tinha por meta, quando crescesse, entrar nessa padaria e pedir o tal “pingado” para matar a sua curiosidade. O tempo passa e ele, já rapaz, tem essa oportunidade. Entra na padaria e pede o tal pingado. Para sua decepção, a moça lhe serve uma xícara de café preto com um pouco de leite. O misterioso pingado era só isso, café com um pingo de leite. Ele conta que tomou o tal pingado sentindo uma enorme saudade do seu tempo de guri, misturada com uma enorme nostalgia de quando o pingado era apenas mais um mistério a ser desvendado na cidade grande.
.
E assim, com histórias como a do pingado, o Almanaque do Pensamento foi entrando na minha vida. Em certos dias de chuva - previstos ou não pelo Almanaque – eu, meu irmão e irmãs, líamos pela centésima vez a coleção que nosso pai começara lá pelos anos 40, onde a história do Salta um pingado já deveria ter sido publicada, pelo menos, umas três vezes.
Hoje é minha mãe que todo ano se encarrega de me comprar o Almanaque que, em 2.012, completa cem anos, agregando sempre mais dados, previsões e curiosidades. Sobrevivendo à internet e à tecnologia, o Almanaque do Pensamento continua a apresentar a previsão do tempo para todo o ano.
.
Hoje, 26 de janeiro, segundo o meu Almanaque, é dia de São Alberico, Santa Paula e Santo Estevão Handing; estamos no segundo dia de Lua Crescente; dia bom para plantar aveia, pescar, colocar galinha no choco...
.
Não sei se vocês vão acreditar, mas eu não saio de casa sem consultar o meu Almanaque e, por incrível que possa parecer, só tomo café pingado.
.
4 comentários:
Belas lembranças que me fazem, hoje, entender o rumo de nossas vidas... Lindo texto!! Abraço!
Esse almanaque eu não li, não lembro de ter tido acesso a ele, mas aqueles que davam de brinde nas farmacias sempre em nome do biotonico fontoura, aqueloe sim eu lia.
Sim, Vera Luiza, belas lembranças, sempre...
Aproveita, Gerson, e compra o desse nao em qualquer livraria, vais gostar, é baratinho, tem de tudo e dura o ano todo.
Postar um comentário