Nicole-Barbe Ponsardin (16 de dezembro de 1777 - 29 de julho de 1866) |
Hoje se faz necessário um Brinde às Mulheres!
.
Pensei: qual delas destacar no Dia Internacional da Mulher, em pleno século XXI?
Certamente hoje choverão em todas as mídias “lembranças” e “frases de facebook” de várias mulheres “carimbadas” nas lutas do gênero como o direito ao voto, ao emprego, à saúde, à igualdade etc etc.
.
Busquei então – dentre tantas – uma VIÚVA. Mais precisamente a que alavancou os negócios do falecido marido, Philippe Clicquot Muiron, após a morte dele, em 23 de outubro de 1805. Claro, hoje todos a conhecem por Viúva Clicquot... Mas, em homenagem às mulheres, neste dia vamos nos referir a ela apenas pelo nome de solteira,
Nicole-Barbe Ponsardin.
.
Taí uma mulher de fibra que - mesmo tendo ficado viúva no início do século XIX - não se intimidou frente aos homens daquela época e fez a empresa, fundada pelo marido em 1772, em Reims, na França, crescer e se tornar famosa em todo o Planeta pela fabricação do Champagne.
.
Um brinde então a essa mulher FUNDAMENTAL na história da Civilização Ocidental.
Um brinde à sagitariana Nicole-Barbe Ponsardin – extensivo, é claro, a todas as Mulheres de hoje, sejam elas doces, brut, demi-sec, fridge, brancas, rosadas...
.
Um comentário:
Sim, nada mais justo que levantar um brinde a essa viúva!! Aliás, uma viúva que faz com que várias mulheres solteiras casadas e divorciadas se divirtam ou afoguem as mágoas ao longo da vida!!!!
Postar um comentário