17 de novembro de 2012

Dia de Visita

Foto LC Vaz

As primeiras plantas que conheci o nome foram o Treme-treme e a Visita. O Treme-treme - diziam - não parava nunca de se mexer. Era um mistério, pois mesmo sem vento a plantinha estava sempre "tremendo", desafiando a imaginação das crianças. A outra, a Visita, era aquela pluminha voadora que entrava pela casa avisando que naquele dia chegariam "visitas". Ela passava de peça em peça, depois de entrar furtivamente, sempre voando, e após perder a sementinha que carregava tornava-se assim ainda mais leve e sutil para anunciar a chegada das tias, dos primos ou da madrinha. Era uma época em que as pessoas se visitavam. As visitas passavam as tardes se visitando. Não havia celular, televisão ou computador para atrapalhar... As novidades vinham através da visita dos parentes e amigos que conversavam de forma ilimitada, grátis e a conexão não caia nunca.
.
A forma de disseminação de sementes que utiliza o vento é chamada de Anemocoria, como o caso do Dente de Leão, o Taraxucum officinale, e de outras flores do campo como a da fotografia que ilustra a postagem.
.

3 comentários:

Maribel disse...

Lembro disso! Gostei!

Vera Luiza SVaz - maudepoesia.blogspot.com disse...

Linda foto! Lindas memórias a ela relacionadas!!
Abraço!

Luiz Carlos Vaz disse...

E depois desse tempo veio a geração do apartamento, do asfalto, das quadras cobertas. Nada mais de pé no chão, arroio, campo...