26 de novembro de 2024

Meus Livros Impossíveis – 3

 

Foto LC Vaz


Para Amilcar Brum

“Hecho a mano”


Luiz Carlos Vaz (*)


Foi numa edição da Feira do Livro, nos anos 90, em que participei inclusive como “livreiro”, pois era Diretor da Editora da UFPel, que conheci o Amilcar Brum. Amilcar foi companheiro do Pepe, quando dividiu com ele sonhos, ideais políticos e também um certo endereço muito triste, não imaginado por eles, por vários anos... Amilcar trouxe até a Feira, por convite do Schlee - na Época Pró Reitor de Extensão e Cultura da UFPel, além de uma banca de livros, vários escritores uruguaios novos e suas incríveis edições, muitas delas, inclusive “hechas a mano”.

Anagnóricos & Madrigales, por exemplo, o primeiro livro de poemas de Jorge Miguel, é muito interessante, pois reúne além das poesias ilustradas com gravuras antigas, a maioria cópias de litografias em preto a branco, que dão ao livro, impresso em papel amarelo, um tom retrô, para usar um termo atual.


Foto LC Vaz


                Mas o livro que entra na relação dos “impossíveis” – e que foi adquirido em outra ocasião dessa mesma turma, é de um autor nosso, o Sérgio Faraco, que é o patrono desta 70ª Feira do Livro de Porto Alegre de 2024...

Está ali na folha de rosto entre outras informações sobre a publicação da obra: “Primeira Edición. Editado por La Própria Cartonera, em Octubre de 2009, tradución de Pablo Rocca. Agradecimento infinitamente al autor por la autorización de publicación de este texto”.


Foto LC Vaz


Meu exemplar - como todos os outros dessa edição, claro, é uma obra de arte única! Trata-se de uma versão para o espanhol de “La Dama del bar Nevada” (**). Guardo com muito carinho e cuidado este livro que mostra a tenacidade dos escritores e das editoras em publicar, a qualquer custo, suas obras, muitas delas guardadas pelos autores em gavetas por anos a fio.

Amilcar Brum foi responsável por uma grande pesquisa documental histórica no Uruguai, que deu para AGS muitas informações e subsídios para a publicação do Romance Don Frutos, por Edições Ardotempo, em 2010.



Schlee e Amilcar, em Jaguarão. Foto LCVaz

(**) A dama do Bar Nevada, foi editado em Porto Alegre, pela  L&PM, em 1987.


__________________


(*) Luiz Carlos Vaz é Jornalista, Fotógrafo, Escritor e Editor deste Blog

 

Nenhum comentário: