16 de junho de 2012

A Caneca do Estadual


Hoje recebi um presente especial de uma amiga especial. A Maria Isolete, que foi visitar a minha cidade, me trouxe uma "lembrança de Bagé". Marquei um almoço aqui em casa para receber o presente e colocar a conversa em dia. Pois não é que ganhei uma Caneca do Estadual! Fiquei muito feliz em ver "os cães da Val d'Osne" estampados na minha lembrança de Bagé... Uma coisa é certa, não há como esquecer um Colégio que tanto nos ensinou. Mas, cá para nós, bebendo um café numa caneca como esta, isso se torna praticamente impossível. Por enquanto, ela está toda boba, se aquerenciando com o ambiente aqui de casa e fazendo "novos amigos", entre deles o Cartão Postal de 1905, que o Álvaro Barreto descobriu, e que a Paula comprou no ano passado para mim em Paris, onde aparecem a família do Pedro Osório e um de seus cães, que "subiria", algum tempo depois, "para cima do portão". Mas logo logo a caneca do Estadual já estará na cozinha e nela beberei, não mais os ensinamentos do nosso Colégio, mas um cheiroso café, gostoso como aqueles que a mãe passava num saco de pano.
.

6 comentários:

Gerson disse...

Tchê Vaz, muy linda a caneca e muito justo o presente, um amigo que de de maneira especial relembra de uma escola que fez parte de nossas vidas e que pela tua expontaneidade de escrever este blog nos ajuda a manter rica e viva, essas lembranças, desse tempo em comum que passamos nessa renomada escola. um baita abraço indio velho.

Claudete disse...

Mas bah, Vaz, muito linda! Fiquei até com inveja (no bom sentido!) da tua caneca. Vou pelo menos chorar prá Isolete quando a encontrar. E tu, quando estiveres bebendo na caneca do Estadual, vais te sentir como Proust e suas madeleines, "à la recherche du temps perdu" !!!! Abraços.

Luiz Carlos Vaz disse...

Sim, Gerson, essa Caneca agora passa para o rol das minhas lembranças do nosso querido e velho Estadual.

Luiz Carlos Vaz disse...

Claudete, as "madeleines" do Proust já foram mote para uma palestra sobre Memória que fiz em Jaguarão... agora, com a caneca do Estadual, o "quarto da casa de Combray" fica mais real para mim...
A Isolete acertou mesmo em cheio nesse presente...

J.J. Oliveira Gonçalves disse...

Pois, Vaz...
Para ti, versinhos repentistas de outro "guri do Estadual"...

Na caneca do Estadual
Onde bebes teu café
Renovas - ao natural
Ledos Laços com Bagé!

Parabéns, pelo presente
Que traduz tanta alegria!
Aplaudo e fico contente
Com teu "Café com Poesia!"

Com franciscano e bageense abraço,
JJ!

Luiz Carlos Vaz disse...

Maravilha, JJ, nada melhor do que Café com Poesia.
Abraço
Vaz