Sábado, vamos nos encontrar a partir das 14h no Coreto Municipal. Será a largada para o 3º Encontro da Velha Guarda do Estadual. Apareçam...
.
.
"O “Coreto Municipal” foi Inaugurado em 15 de novembro de 1927, data comemorativa à Proclamação da República, e sua construção foi obra do engenheiro Lincoln Proença Borralho, Secretário de Obras Públicas da administração do prefeito Carlos Mangabeira.
Serviu de palco para apresentação de bandas musicais e importantes comícios políticos, entre eles, os dos candidatos a presidente, Jânio Quadros e Juscelino Kubistchek. Na sua parte inferior funcionou durante muitos anos o Bar & Café, local de encontro de amigos que discutiam política, faziam poesia, etc. Funcionou também como mercearia, abrigo dos motoristas de “carros da praça”, abrigou sanitários e foi Sede da Unidade de Artesanato, a partir de 4 de abril de 1982. Desde o dia 23 de julho de 2002 está funcionando como Centro de Informações Turísticas de Bagé, e agora também como Centro dos 200 Anos.
Antes da sua construção havia no local um “chalet” de madeira, inaugurado em 1899, que funcionou ali por 28 anos."
.
Outras fotos do Coreto podem ser vistas no blog Cidade de Bagé.
.
5 comentários:
Índio Velho!
Gostei desta fotografia! Não a tenho na minha coleção! Em compensação, eu tenho umas três do extinto "Chalet" de madeira e latão, que deu lugar em 1927, ao atual Coreto...
Vale lembrar que, pela volta de fora do Coreto, funcionavam os fotógrafos "lambe-lambe". O último deles foi o Sr. Assis, que deixou o oficio para tornar-se motorista de táxi em 1970, e, o seu "ponto", foi justamente em frente ao Coreto.
Falou, o Bagual Velho.
Mas bah tchê bagual véio, de repente foi o sr. Assis que bateu um retrato de mim com meu pai e outra com a minha dinda em frente desse coreto, em janeiro eu mostro para voces.Um kebra kostelas bem xinxado para voces.
Salve, grande Gerson!
Tu tem que mandar pro Blog estes teus retratos, o quanto antes! Eu, infelizmente, nunca fui fotografado pelos antigos "lambe-lambe" do Coreto... Mas,porém,contudo,todavia,no entanto,entretanto,e não obstante, tenho alguns retratos de parentes meus, produzidos por aqueles verdadeiros fotógrafos, de outrora! As suas "câmeras", confeccionadas em madeira, eram ao mesmo tempo, os seus laboratórios fotográficos... Aquilo sim, é que era arte fotográfica! Aqueles sim, é que eram "fotógrafos profissionais", no mais completo sentido da palavra!
"Oi-ga-le-tê, bugrada bem macanudaça aquela tchê!!!"
Att. Cid.
É isso aí, Cid, vamos fazer o Gerson abrir o Baú.
Vou para Bagé no dia 18 deste e só vou voltar o ano que vem, entao esperem os retratos um pouc o só, vou ver o que acho no baú da minha mãe, e como diz o Silvio Santos, Aguardemmmm
Postar um comentário