19 de abril de 2013

Dia do índio - Bury My Heart at Wounded Knee

Foto by Juliana Vaz


Bury My Heart at Wounded Knee

Luiz Carlos Vaz

Quando eu era guri, influenciado pela leitura dos quadrinhos da Disney e pelas aventuras de David Crockett, tinha uma admiração inenarrável pelos “totens” dos índios da América do Norte. Esses totens habitavam meu imaginário infantil e me causavam uma satisfação estética enorme. Perguntava aos professores de história do Estadual tudo que podia perguntar sobre eles e pesquisava nas enciclopédias da Biblioteca Pública tudo o que havia sobre o assunto. Isso me levou naturalmente a ler Winnetou, de Karl May, e apreciar como ninguém o Bury My Heart at Wounded Knee (Enterrem meu coração na curva do rio), do Dee Brown, já mais tardiamente, nos anos 70, e que virou filme com a direção de Yves Simoneau. De modo que os totens sempre tiveram para mim uma referência mais atávica do que antropológica...
.
Na semana passada, aproveitando uma folga em Washington, Juliana foi visitar uns amigos em Vancouver, na British Columbia. Lá conheceu o Stanley Park, onde fotografou os “meus totens” e me mandou algumas imagens deles... Ao vê-los na fotografia todos os meus sonhos de infância voltaram. Ouvi os tambores da “dança da chuva”, as invocações de guerra e a desconfiança nativa aos homens de caras pálidas. Acho até que senti de novo a ardência das bolhas em minhas mãos causada pelo manuseio forte de um canivete com o qual eu tentei esculpir alguns totens numa acha de lenha mais dura...


Eu agora tenho um Totem...

Desses povos, imagino que só ficaram mesmo os seus totens. A valentia, a cultura e a arte totêmica, devem ser hoje apenas uma referência cultural do passado. Certo mesmo estava o Grande Chefe Touro Sentado, o sábio líder Lakota, que não submeteu seu povo às políticas do governo americano que, evidentemente, visavam tão somente acabar com a cultura e a terra sagrada dos índios Sioux..
.
Publicado aqui, em 25 de junho de 2012
.

Nenhum comentário: