25 de abril de 2014

Os 40 anos da Revolução de Abril


A Revolução dos Cravos - 40 anos do 25 de Abril

Hoje, 25 de abril, Portugal comemora o 40ª ano da Revolução de Abril de 1974 - no Dia da Liberdade, lembrando a retomada da Democracia no país, que havia sido suprimida do povo desde 1926, e sepultada nos tempos do Estado Novo Português de Salazar, de inspiração fascista, desde 1933. 

A zero hora e 29 minutos do dia 25 de abril de 1974 a música Grândola, Vila Morena, interpretada pelo cantor popular José Afonso, foi tocada em uma rádio de Lisboa. Era a senha para que, praticamente todas as unidades militares portuguesas, saíssem dos quartéis e tomassem conta dos pontos estratégicos do país. 

A população foi às ruas e saudou festivamente os soldados com cravos vermelhos. Não foi disparado um só tiro e a alegria, suprimida do povo lusitano por 50 anos, voltou aos rostos dos nossos patrícios d’além mar. Uma nova constituição entrou em vigor em Portugal em 1976 e o poder voltou às mãos do povo português desde então. 
.

12 de abril de 2014

Cyro Martins - 80 Anos Campo fora


Cyro Martins - 80 Anos Campo fora

IEL lança em e-book o primeiro livro do escritor gaúcho
com painel de discussão sobre sua obra.

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL), lança no próximo dia 16 de abril (quarta-feira), a partir das 19 horas, a primeira edição eletrônica de "Campo fora/Campo afuera", de Cyro Martins (Quaraí-1908/Porto Alegre-1995). O e-book, realizado em parceria com o Centro de Estudos de Literatura e Psicanálise Cyro Martins (CelpCyro), marca os 80 anos do lançamento da obra e faz parte das comemorações dos 60 anos do IEL. Publicado pela Editora Globo em 1934, o livro teve edição bilíngue português/espanhol lançada por IEL/CelpCyro em 2000, com Aldyr Garcia Schlee assinando a tradução dos seus quatorze contos. Na mesma noite, também serão lançados "Notas de um caixeiro-viajante", de Theodemiro Tostes, e "Carlos von Koseritz: novelas", organizado por Artur Emilio Alarcon Vaz e Juliane Cardozo de Mello.


Em formato ePUB, "Campo fora/Campo afuera" foi produzido com apoio de Marcelo Spalding/wwlivros e poderá ser baixado gratuitamente após painel com as participações do escritor e secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil; de Maria Helena Martins, filha de Cyro, fundadora e presidente honorária do CelpCyro; de Aldyr Garcia Schlee; e da escritora Carmen Maria Serralta. Também participa a escritora e tradutora Cristina Macedo, que fará a leitura de um dos contos do livro. "Campo fora/Campo afuera" será disponibilizado por meio de licença Creative Commons que permite seu livre compartilhamento, com créditos aos criadores, desde que não haja modificações nem fins comerciais. Quem comparecer ao lançamento poderá baixar o livro em pendrive ou CD, contando com apoio técnico de funcionários do IEL, ou adquirir a versão impressa (234p) por R$ 10,00, via Associação Lígia Averbuck. A partir da semana seguinte, o e-book também estará disponível nos sites do IEL e do CelpCyro.
_

6 de abril de 2014

Bye Bye, Vadinho

Cena do Filme Dona Flor e seus dois maridos

Bye Bye, Vadinho

Valacir Marques Gonçalves

Quanto morre alguém do tamanho do José Wilker é difícil dizer alguma coisa também. Lembro o "Lorde Cigano", de Bye Bye Brasil, do "Vadinho", de Dona Flor e seus dois maridos. Muita gente disse muitas coisas sobre ele, mas o Ary Fontoura disse tudo o que eu (pretensiosamente) gostaria de poder dizer: "Já chorei tudo o que tinha que chorar. Estou comovido. Vou sentir uma saudade muito grande. Ele era um grande amigo meu. Não ficou nada entre nós que precisássemos acertar". 

Wilker, não tenho procuração de ninguém, mas certamente o Brasil agradece por tua existência, foi maravilhoso o tempo que tu passaste entre nós.
___