15 de fevereiro de 2011

Eu Dançava...


 .
Eu Dançava...
J.J. Oliveira Gonçalves

Em épocas de mui antigamente
Com tímido sorriso eu dançava!
Embora o olhar distante... era contente
Que os Sonhos os mais belos embalava!

Num tempo de Lirismo e de Poesia
Dourado feito as folhas Outonais
No Romantismo de uma Melodia
Dançava entre Esmeraldas e Cristais!

Agora, não mais danço... Que o meu passo
Da Vida já perdeu o seu compasso:
Cansado de Sonhar não Sonho mais!

Ah, quando, antigamente, ardente Amava
Na dança, o coração bobo flutuava:
Num portenho Prelúdio aos meus ais!
.
Mais um poeta oriundo do nosso Estadual aportou aqui no Blog. Desta vez é o “JJ” Oliveira Gonçalves, que nos diz: “...e me faço acompanhar de versos e rimas do meu fazer poético... Moro em Porto Alegre, já faz tempos, vindo dessas terras saudosas de Bagé. Estudei no antigo "15 de Novembro", (Primário) e, após, no então "Estadual de Bagé", posterior e merecidamente, "Dr. Carlos Kluwe". Descobri o "blog" da Escola, (por acaso?), navegando pelas ondas da Internet. E reencontrei um velho e querido amigo que, há, muito não vejo. Embora dele nunca esqueça: Ivoncléo Monteiro. Fomos colegas/amigos durante todo o Ginásio e início de Científico. Depois, ele foi para Suez. Em dezembro de 1963, sendo Diretor da Escola o Prof. José Avancini, me formei no Científico, tendo como Paraninfo/Padrinho o Dr. Tarcísio da Costa Taborda. Aqui, em Porto Alegre, fui professor e jornalista - formado pela PUCRGS...”
.
Para que conheçam melhor o nosso colega, publicamos um poema seu e sugerimos que naveguem no site http://transmutacoes.zip.net
.

9 comentários:

J.J. Oliveira Gonçalves disse...

Caríssimo Vaz:
Sinto-me feliz e homenageado ao ver meu soneto publicado nesse conceituado e reminiscente "blog"!E por vê-lo acompanhado de algumas palavras que te escrevi, na oportunidade. Agradeço, ainda, por divulgares o endereço de meu "blog" que, em março, se Deus quiser, vai estar atualizado e de cara nova. O velho e querido "Estadual" permanece - com todas as cores,todos os cheiros e ruídos do Passado - na memória saudosa do coração, com certeza!
Para ti e meus conterrâneos o meu abraço poético e franciscano!
JJotaPoet@!

Luiz Carlos Vaz disse...

Sinta-se em casa, JJ, o blog é nosso. Como dizem o Pedro e o Gerson, pega um cepo e senta aí para charlar com a gente e tomar um mate virtual..

Unknown disse...

Senhor Vaz.
Parabéns pelo blog.
Venho, especialmente, cumprimentá-lo por teres escolhido um soneto do meu muito caro poetamigo JJota. O blog, a escola, Bagé... são extremamente privilegiados pela presença, pela existência, pela excepcionalidade que residem neste ser tão singular.
Forte abraço.

Carla Schuch

Gerson mendes Correa disse...

É isso aí JJ, puxa um banco e vai sentando, que o mate está rodando de mão em mão como bem falou o Vaz e de vez em quando uma purinha faz a rima contra um mate.

Camafunga disse...

Como eu gostaria de ter feito esta foto, embora os créditos iniciais, não fui eu. O mais perto que cheguei disso foi na Argentina, mas valeu pela lembrança.
Abraços!

Luiz Carlos Vaz disse...

Pois Marcelo, agora eu fiquei numa "saia justa"!!! De onde será que eu conclui que essa foto era tua???

Camafunga disse...

Bem agora a foto é minha mesmo :)

Luiz Carlos Vaz disse...

E eu sai da saia... obrigado, Vaz.

J.J. Oliveira Gonçalves disse...

"Buenas", Vaz e Gérson!
Obrigado, por essa hospitalidade bem bageense - que eu sei!! Virei sentar-me, aqui, nesse cepo, sempre que puder, para - juntos! - compartilharmos lembranças, suspiros e Saudades... Enfim, reminiscências que contam histórias tão distintas que, lá, no fundo, fazem parte de uma única e belíssima História: as "sensações" da Alma a perambularem, gostosamente, pelo Corpo Vivo do nosso inesquecível "Estadual"!!
Ah, este "blog" está me levando, de novo e, aos bocados, à querida Bagé... É, mesmo, um "Túnel de Tempo", onde a Memória embarca - envolta nas ramagens de cálidas e líricas Lembranças...
JJ!