Um sorridente Tarcisio Antonio Costa Taborba entrega o Diploma para o JJ.
Quem pode identificar as colegas que aparecem na foto?
.
Recebemos mais uma colaboração do JJ, desta vez é uma foto de sua formatura no Estadual, e mais uma declaração de amor pela sua cidade natal.
.
“...eu navegava por acaso mas, acredito, nos encontramos por alguma causa... ou várias... vim para Porto Alegre, em dezembro/65.Todavia, sempre que posso vou passear, aí, rever parentes e amigos... Nunca esqueci de minha Terra e já fiz alguns versinhos para ela. Recordo muito meus áureos tempos de Ginásio e Científico, no "Estadual". Mesmo meus cinco anos no "15"... (Tais lembranças me obrigam a profundos, saudosos e cálidos suspiros...)... Augusto dos Anjos é meu poeta do coração. E a poetisa da Alma é a portuguesa Florbela Espanca. Peço-te que acesses o site www.cappaz.com.br - onde me encontrarás e um Grupo adepto da Cultura de Paz e da Preservação da Vida no Planeta... envio uma foto histórica... É de uma alegre e marcante noite de dezembro/63 - formatura do Científico... Dr. Tarcísio Taborda, colegas... e este pequeno índio, no nosso inesquecível e tradicional Estadual de Bagé!!
.
JJ Oliveira Gonçalves"
.
.
5 comentários:
Alô, Vaz!
Ver essa fotografia no "Velha Guarda" muito me emocionou e me fez nostalgicamente reminiscente...
Sabes? Coisa de poeta, ou não, chego a sentir até os aromas daquela clara noite e a enxergar as aniladas e líricas hortênsias - tradicionais flores de formatura, de então! Ah... e aquela platéia numerosa - onde a ansiedade parecia a nossa mesma e onde faces familiares e de amigos sorriam feito as nossas faces...
Vaz: vou "remexer" um pouco no Arquivo das Lembranças, tentando te enviar, pelo menos, o nome de algumas daquelas gurias que "encarnaram" - tão bem e belamente - nossos "Anos Dourados"! Anos "60": Poemas Vivos que ainda vivem nos Escaninhos encanecidos da Memória... Uma Memória doce, romântica, suspirosa...
JJ!
Vamos lá, JJ, abre aí esse baú. Deve ter muita coisa dentro dele.
Pois reconheci tua fisionomia, logo ao ver a foto, JJ ! Não éramos da mesma turma, me formei um ano depois, mas nas danças e andanças pelo pátio, corredores, nas entradas e saídas do nosso Colégio Estadual, lembro de te ver muitas vezes, embora sem saber o nome. Não recordo das gurias tuas colegas que aí aparecem. Notei o locutor fazendo a transmissão da formatura. Em dezembro de 1964 o Prof Frederico Petrucci fez a transmissão da nossa formatura pela Rádio Difusora, já era então o locutor oficial das formaturas transmitidas pela sua Rádio.
Prezado Hamilton:
Navegando um pouquinho nestas mágicas "ondas virtuais", (neste sábado de carnaval), reli e (re)vivi nosso Estadual e nossa Bagé - jamais esquecidos! - perambulando pelos "quatro cantos" deste belo e nostálgico "Velha Guarda", organizado pelo fraterno Vaz. Com alegria e emoção, (com certeza!), encontro teu comentário, dizendo lembares de mim. É... Eu era e continuo um camarada quietão e tímido. Talvez, embora os cabelos atordilhados, mais tímido, ainda... rs... É possível que, vendo uma fotografia tua, daquela Época Dourada, eu também te reconheça, Hamilton. Quanto às gurias, tento contato com uma delas, velha amiga, em Bagé, mas está viajando. Busco uma informação mais exata, com ela, para colocar no "blog". O locutor era nosso colega e também formando, (e não sei se ainda é o diretor da Rádio Cultura de Bagé): o radialista Vacionir Lopes. Ah, meu caro Hamilton... o querido Professor Petrucci foi o primeiro e único Professor ao qual "tomei coragem" de entregar meus cadernos rabiscados de alguma poesia adolescente... Petrucci, entre outros Mestres e Mestras, era bela e fraterna pessoa humana - bem falante, exigente, competente, explicitamente elegante!!
Hamilton: um saudoso e forte abraço
deste conterrâneo-contemporâneo,
JJ!
JJ, do mesmo modo, fiquei contente ao encontrar um colega da minha época. E uma grata surpresa: mais um excelente poeta no nosso blog. Muito agradável o teu estilo poético.
Podes olhar os posts "Felizes? Sim..." de 10/01/2010 e "Semana da Pátria - III, Um relato de memórias", de 05/09/2010, ambas tem fotografias da minha turma. Provavelmente, vais conhecer alguns colegas desse tempo. E aguarda o próximo capítulo, vem aí fotos de formatura do científico de 1964, deves conhecer mais colegas, o Vaz está me cobrando faz tempo.
Acho que o som da voz que lembro, e associo a tua imagem da foto, é certamente a tua voz. Para não achares que é exagero, faz uns dois anos que me foi apresentada uma colega do 4º e 5º ano primário (1955 e 1956) do Colégio Santo Antônio, a Vera Marta Alano, que nunca mais tinha visto. Pois eu a reconheci pela fisionomia, e principalmente pela voz, para espanto dela.
Falei hoje com outro ex-locutor de nossas rádios aqui, e grande amigo, o Prof Roberto Ribeiro, e ele me confirmou que o Vacionir Lopes continua gerente da Rádio Cultura de Bagé.
O Prof Frederico Petrucci primava pela elegância ao trajar. Quando os anos 60 já iam ficando adultos, e os costumes já tomando caminhos liberais, professores como o Peri Coronel e o Eduardo Contreiras Rodrigues, que também se vestiam com elegância, já usavam camisas de mangas curtas, como lembrou o colega Olmiro Muller em comentário no post "Radio days - III, Rádio Difusora em 1981", de 28/12/2010. Mas, o Prof Petrucci sempre se manteve fiel ao seu estilo, em qualquer situação, mesmo no ambiente informal de uma rádio. Usava o terno completo, só tirando o casaco quando estava muito calor, mas sem afrouxar o nó da gravata. A comparação dos modos de vertir, na foto tirada na Difusora, é definitiva.
Ocupei o carnaval em pesquisas e buscas, por isso demorei a responder teu comentário. Nos vemos pelas "ondas do blog". Um grande abraço.
Postar um comentário