10 de novembro de 2012

Emílio Guilayn - um homem de visão



Nesta terça-feira, dia 13, às 18 horas, o Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda promove em parceria com a Casa de Cultura Pedro Wayne a palestra "Emílio Guilayn - um homem de visão". O trabalho refere-se à pesquisa realizada sobre a vida de Guilayn, realizada por Mário Lopes e Heloisa Beckman Morgado, e apresenta documentos e fotografias cedidos pela família, do acervo da Sociedade Espanhola e do Museu Dom Diogo de Souza.

Conta um pouco da vida desse espanhol de Gerona que chegou a Bagé em 1884, com 19 anos, e foi um dos principais responsáveis pelo progresso e desenvolvimento de nosso município. Entre os diversos e grandes empreendimentos de Emilio Guilayn destaca-se a instalação da Usina Elétrica, que além dos benefícios diretos que proporcionou, deu grande projeção à cidade, sendo a primeira no interior do Estado a oferecer esse tipo de serviço. Emilio Guilayn criou a primeira Casa Bancária de Bagé e foi também o primeiro Presidente da Associação Comercial e Industrial e da Associação Rural.

Seu nome era amplamente conhecido não apenas no Rio Grande do Sul e no Brasil, como também no exterior, especialmente na Argentina, onde era sócio da Buxton, Guilayn & Cia. Emilio Guilayn faleceu em Paris em 1924, com 59 anos,  e deixou seu nome profundamente ligado a nossa história.

A palestra é aberta à comunidade e será apresentada pela presidente do NPHTT, Heloisa Beckman Morgado.
.

Nenhum comentário: