4 de julho de 2014

Pelé está fora da Copa! Não posso acreditar!




Pelé está fora da Copa! Não posso acreditar!

Luiz Carlos Vaz



O ano, 1962, a Copa era no Chile. O Brasil, vitorioso pela primeira vez em 1958, na Suécia, buscava o bi campeonato mundial de futebol.  Revelara para o mundo um menino do Santos FC, Edson, de 17 anos, que atendia pelo apelido singelo de Pelé. O menino, que quase não foi convocado por ser muito jovem, deu início a uma trajetória vencedora que o tornou conhecido mundialmente como o Rei do Futebol. Mas em 1962, na segunda partida da Seleção, contra a Tchecoslováquia, lesionou-se seriamente e ficou fora da Copa! 

Pelé está fora da Copa? perguntei a meu pai. 

Sim, disse ele, nesta ele não jogará mais.

Um tristeza enorme tomou conta de mim. Uma tristeza que só poderia ser comparada com a tristeza que certamente Pelé sentiu ao saber que estava fora da Copa do Mundo do Chile. Minhas atenções voltaram-se então para Amarildo, o desconhecido substituto de Pelé, que para mim, um guri de 11 anos que pouco conhecia do futebol além dos BaGuás, não faria os gols que o Pelé poderia – e deveria - fazer.

Amarildo fez o que Pelé não pode fazer
 No entanto deu no que deu. Já na estreia, na terceira partida, Amarildo balançou as redes da seleção da Espanha duas vezes e a minha tristeza passou. E passou por completo quando na final, enfrentando novamente a Tchecoslováquia, a Seleção Brasileira conquistou o tão sonhado Bi!

Hoje, ao saber que o Neymar teve uma vértebra fraturada, meu filho de nove anos me perguntou:

Pai, o Neymar está fora da Copa?

Sim, disse eu, nesta ele não jogará mais.

O Arthur então foi tomado de uma tristeza enorme. Uma tristeza que só poderá ser comparada com a tristeza que Neymar está sentindo ao saber que está fora da Copa das Copas, a Copa realizada no Brasil. 

Um século depois a história se repete. Exatos 52 anos separam as duas tragédias, os dois jogadores e os dois guris. Mas, como da outra vez, tenho certeza, o Amarildo de hoje, seja lá o nome que tiver, poderá – e deverá – fazer os gols que Neymar não fará mais nesta Copa. 

Que venha o Hexa, mesmo sem Neymar.

Pelo menos é o que o Arthur espera. 

E eu – de novo - também!

________________


Nota: Botafoguense, Amarildo foi negociado em 1963 com o Milan, onde fez muitos gols, jogando no clube italiano até 1967. Jogou ainda na Fiorentina, nas temporadas de 1967 a 1971, e na Roma, de 1971 até 1972, quando voltou ao Brasil, atuando pelo Vasco da Gama até encerrar a carreira.
.

4 comentários:

Vera Luiza SVaz - maudepoesia.blogspot.com disse...

Texto irretocável!! Magnífico!! Relatos, impressões de um tempo que se repete... Na ótica de um jovenzinho que agora revejo nos olhinhos infantis que tenho observado nesses momentos de Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Fico com o coração apertado, mas a esperança de que essa dificuldade, assim como outras tantas adiante à espreita na vida , seja a descoberta por esses serezinhos de coração hoje entristecido que o melhor remédio, quando chega essa dor, é bravamente lutar!! Vou compartilhar esse texto,Vaz, com a firme intenção de, através dele,fortalecer a minha e a esperança de tantos brasileiros!!
Grande abraço!!

Anônimo disse...

Luizamigo

Há sempre uma esperança nem que ela seja tão pequena que não se consegue ver. Mas as notícias, quiçá enganadoras dizem que o Neymar Jr. ainda poderá jogar a final, ainda que carregado de infiltrações. Será assim?

Não vale a pena desanimar - nuca. O escrete (como vocês dizem) vai ultrapassar as dificuldades e vingar Portugal contra os alemões

E se assim não acontecer - lagarto, lagarto, lagarto -tens de dizer ao Arthur que o Mundo não acaba na Copa 2014.

Abç e qjs à Maribel e a grande família

Luiz Carlos Vaz disse...

Obrigado Vera,
dizem que as emoções coletivas são sempre mais fortes. E as recuperações também!
Um abraço.

Luiz Carlos Vaz disse...

Não jogará, Henricamigo. Até por que, como afirmas, os médicos que cuidam dele sabem que o mundo não acabará em 2014. Neymar precisa se recuperar bem, afinal ele terá outras Copas pela frente.
E, a Alemanha é nossa freguesa, vamos ver se mantemos a escrita pela honra lusitana!
Abraço amigo doladecá.