20 de outubro de 2014

Personalidades de Um Século em Bagé, segundo volume


Personalidades de Um Século em Bagé tem segundo volume
 
Sexta feira, dia 24, acontecerá o lançamento do volume II do livro Personalidades de Um Século em Bagé, de autoria do jornalista e pesquisador bageense, Mário Nogueira Lopes. O evento ocorrerá no Da Maya Espaço Cultural, que localiza-se na rua General Osório, 572, em Bagé.
.

12 de outubro de 2014

Meus Filhos, Meu Tesouro




Dia da Criança
 
Meus Filhos, Meu Tesouro

Jorge Ben Jor

Arthur Miró
Diga lá, menino
O que é que você quer ser quando crescer?
Eu quero ser jogador de futebol
Jogador de futebol
Anabela Gorda
Diga lá, menina
O que é que você quer ser quando crescer?
Eu quero ser dona de casa atuante ou mulher de milionário
Dona de casa atuante ou mulher de milionário
Jesus Correia
Diga lá, menino
O que é que você quer ser quando crescer?
Eu quero ser tesoureiro-presidente ou liberal como você
Tesoureiro-presidente ou liberal como você
Esses são meus três filhinhos
Artur Miró
Anabela Gorda
Jesus Correia
Esses são meus três tri-gênios
Jesus Correia
Anabela Gorda
Artur Miró
Meus filhos
Meu tesouro
Meu futuro
Arthur Miró
Diga lá, menino
Anabela Gorda
Diga lá, menina
Jesus Correia
Diga lá, menino
Meus filhos
Meu tesouro
Meu futuro
______________________________

10 de outubro de 2014

Lomography


A Lomo flamante do Marcelo Soares


Lomography

Marcelo Soares
 
Mil novecentos e oitenta e dois foi um ano especial. Assisto pela TV a inauguração da Usina de Itaipu e vibro por ter visitado as obras no ano anterior na primeira viagem sem meus pais. Primeira namorada, debutante das noites até a madrugada, descobertas, observações,  emoções intensas num ambiente a ser desbravado. A lembrança destes tempos é imprecisa, exageradamente colorida, vazada pela luz da curiosidade e da liberdade da  juventude onde embora cheio de surpresas, tudo parecia ser possível. Sem câmera fotográfica, também foi o ano que tive contato com a magia da fotografia no cultuado laboratório de meu tio artista.

Do outro lado do mundo e antes que  guerra esfriasse de vez um general russo decreta a socialização do registro fotográfico e assim meio como ordem militar começa a ser produzido na Lomo Russian Arms and Optical Factory  uma máquina compacta e acessível ao proletário, versão em plástico da Cosina  CX-1 - câmera robusta de lentes bem lapidadas em cristal, límpidas e com alta sensibilidade à luz. Enfim em 1984 se inicia a produção me massa da Lomo LC-A sucesso entre os comunistas.

Foi preciso mais um tempo até que as barreiras políticas permitissem o transito ocidental  e em 1991 um grupo de estudantes vienenses em uma viagem a Checoslováquia enfim descobrem em uma pequena loja de produtos fotográficos a Lomo LC-A e primeiramente encantados pelo som do clique saíram a fotografar as ruas de Praga. Foi no entanto na revelação já em Viena que veio a surpresa das cores vibrantes, saturadas e todos os estranhos e extravagantes efeitos que a máquina imprimia ao filme. O formato escolhido foi o e 10 x 7 cm tornando a brincadeira ainda mais barata. A febre espalhou-se pela Europa, era outro tipo de fotografia, mais divertida, liberta de normas, selvagem  e excitante. Com o fim da União Soviética nos anos 1990 o Leste Europeu abriu-se para o ocidente e a localização de Viena fez dela passagem de vários outros países.

Mil novecentos e oitenta e dois, se eu tivesse uma máquina para registrar minhas memórias teria que ter sido uma Lomo.

Agora tenho.
_________________________
Publicado em fotocometario
.

7 de outubro de 2014

Carlos Kluwe comemora 60 anos


Foto: Antônio Rocha


Escola Carlos Kluwe comemora 60 anos
com homenagem na Câmara de Vereadores

Por Melissa Louçan, do Jornal Minuano
 
Fundada no dia 7 de outubro de 1954, a Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Kluwe comemora seis décadas de atividades.

Semana será de celebração para estudantes e professores

Para celebrar a data, a direção da escola, junto à Comissão dos 60 anos, organizaram uma semana de festividades. Além disso, a comunidade escolar recebe, por proposição do vereador Carlos Adriano Carneiro, o Esquerda, homenagem da Câmara de Vereadores hoje à noite.

Diretora em exercício desde o afastamento de Cezar Palomeque por motivos de saúde, Beatriz de Moura Deibler adianta que a atividade que dará início à semana de festividades é um culto ecumênico durante a manhã de hoje para alunos, professores, funcionários. Às 19h, a comunidade escolar se reúne na Câmara de Vereadores, onde recebem a homenagem proposta por Esquerda.

Amanhã, um grupo de acadêmicos do curso de Psicologia da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) toma parte nos festejos com orientações profissionais. Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio terão orientações sobre como escolher a carreira que irão seguir.

Na sexta, último dia de comemorações, além da apresentação teatral dos alunos do 1º ano orientados pela professora Glauce Vargas, a escola também comemora a renovação e nomeação da biblioteca. A diretora conta que além de mudar o lugar onde o acervo de livros vinha sendo guardado, o local também será batizado. "Vamos dar uma nova cara para a biblioteca e batizá-la com o nome de um dos fundadores e um dos primeiros diretores da instituição, Boaventura da Rosa", comenta Beatriz.

Histórico

O patrono da escola, dr. Carlos Antônio Kluwe, quando prefeito do município de Bagé, assinou a Lei Municipal 153 de 11 de junho de 1951 criando o Ensino Ginasial. Previsto para funcionar a partir de março de 1952, no entanto só abriu as portas em 1954. Em 10 de março daquele ano foram autorizadas pelo Ministério de Educação e Cultura, as matrículas condicionais para todas as séries do Ginásio Estadual.

O decreto número 5 609/54, de 7 de outubro de 1954, transformou o Ginásio Estadual em Colégio Estadual. O decreto foi assinado por Ernesto Dornelles, governador do Estado, essa data é considerada como a de fundação oficial da instituição de ensino. A escola tem aproximadamente 1 200 alunos, possui 23 salas de aula e atende 40 turmas compreendidas entre os turnos da manhã, tarde e noite. A equipe docente é formada por 80 educadores e 17 funcionários fazem parte do quadro.
________________________________________________
Fonte:  Jornal Minuano, Bagé
 .