20 de outubro de 2018

Um velhinho chamado Ingmar, Morangos Silvestres ou Strawberry Fields Forever


Foto Luiz Carlos Vaz

Um velhinho chamado Ingmar,
Morangos Silvestres
ou
Strawberry Fields Forever 

Luiz Carlos Vaz
Amigos, creio que a partir da semana que vem já estarei oferecendo a vocês morangos orgânicos, cultivados em casa, a modestos quatro ou cinco reais o quilo. Explico: na semana que passou dei de cara com um simpático velhinho no calçadão, muito parecido com o Ingmar Bergman. Sorridente, disse que se chamava justamente Ingmar, puxou conversa, que até achei que iria para o lado da política mas, para sorte dele - ou minha, o assunto foi se desenvolvendo para outros caminhos da metafísica. Passados uns dez minutos, me propôs diversos negócios, estava com a mãe doente, precisava de dinheiro, e não queria pedir. Queria conseguir através de algum negócio sério e honesto. E, cá prá nós, a mãe do “Ingmar” deveria ter uns 90 e picos, e doente, aparentaria um século...

Como já o escutara por bons dez ou 15 minutos, ouvir a proposta do Ingmar ocuparia pouco tempo a mais, ele já vendera sua mãe doente, digo, o seu peixe. Primeiro ofereceu-me um bilhete de loteria premiado, ele não possuía conta em banco, cepe-efe e etc... disse a ele que se eu me aproximasse do banco, o gerente poderia mandar prender-me, ou seja, nada feito. Passou então a me falar de uma galinha, que botava ovos de ouro, um por dia, menos domingos e dias santos de guarda, e que seria inclusive a salvação do país... Nesse momento ele lembrava o cigano Melquíades, tentando vender o laboratório de alquimia para Aureliano Buendia... Falei que era alérgico a uma dessas coisas que o ovo tem, mas ele ainda ponderou que eram de ouro, e portanto não continham essas “tais coisas” que sobem o colesterol e etc e tal.


Como fiquei impassível, ofereceu-me então duas mudas de morango. Claro, as mudas do Ingmar não poderiam ser morangos comuns, eram mudas especiais, cultivadas no açúcar e regadas com mel... Como já estava atrasado e a turma do Escritório já me esperava para o expediente no Café, comprei então as duas mudas que, segundo me afiançou o Ingmar, produzem dois quilos diários, cada uma, da noite para o dia. Não sei como vou dar conta de quatro quilos de morango a cada manhã... por isso conto com o auxílio de vocês para saborear esses morangos silvestres, esses strawberry fields que, pelo que me garantiu o Ingmar, produzirão forever.

Luiz Carlos Vaz

Nenhum comentário: