O colega Olmiro Velasque Müller resolveu "passar à limpo" suas recordações do tempo em que estudou no Estadual. Ele prova que está bem de memória, pois até o nome do concessionário do bar ele lembra... (Esse nome eu já havia esquecido há horas). Mas vamos a lista do Olmiro. Confiram ai:
.
"Corpo Docente e Funcionários do Colégio Estadual de Bagé, no peíodo em que estudei lá
PORTUGUÊS: Peri Coronel, Maria Veleda, Frei Plácido, Frederico Petrucci, Jorge Tei-xeira Giorgis, Maurílio Carlini.
MATEMÁTICA: Reny Collares, Eva Da Nova, Clotilde Maria Magalhães, Maria Amélia Coronel, Leopoldo Mayeron, Sílvia Petrucci, Dagoberto (?).
LATIM: Frei Plácido, Maria Veleda, Leopoldo Mayeron.
INGLÊS: Dea Dini, Eloína Lopes, Ilca Amaral.
FRANCÊS: Otto Carvalho Filho, Louise Collares (madame), Maria Zélia Coronel.
GEOGRAFIA: Eduardo Contreras Rodrigues, Frederico Petrucci, Brunhilde (?).
HISTÓRIA: Clementino Araújo, Terezinha Severo, Elida Costa, Célia (?), Edson Cerezer.
DESENHO: Rachel Beckman, Boaventura Mieli da Rosa, Suzana Silva.
MÚSICA: Zélia (?).
EDUCAÇÃO FÍSICA: Bugre Lucena, Wagner Previtalli (Naguinho), Zaíde (?), Lígia Mouchet.
QUÍMICA: José Albino Avancini, Ademar Machado, Antônio Ferreira.
FÍSICA: Waldemar Amoreti Machado, Sarita (?), Jurandir (?).
CIÊNCIAS: Ilka Pegas.
BIOLOGIA: José Carlos Teixeira Giorgis (Juca).
Inspetores: Wilson Lucarelli (Capincho), José Olaves (Olavo), Catalino Brasil Machado, Jodoci (?).
Secretária: Emy Ferreira Silveira.
Porteiro: “Seu” Ivo.
Concessionário do bar: Abilio.
Estes são os mestres daquela época dos quais consegui lembrar-me. Esqueci os nomes de poucos: - Da professora de música que era irmã da prof. Zélia; - Da professora de canto orfeônico; - Da professora de desenho, que era esposa do prof. Boaventura; - Da professora de biologia, que morava na av. General Osório próximo à rua Dr. Pena. Em 1964, quando eu estava no 1º científico, esta professora substituiu o prof. Juca, que tinha sido impedido pelo regime militar (no fim de 1964, ele foi inocentado e retornou). . Os diretores daquele período foram Frederico Petrucci e José Albino Avancini. . O prof. Petrucci, que tinha ativa militância política, foi eleito vice-prefeito em 1963, mas teve seu mandato e direitos políticos cassados em 1964, além de ter sido expurgado do serviço público. Não sei se ele chegou a ser beneficiado pela anistia. E por aí vão as lembranças daqueles tempos."
.
Abraços,
Olmiro Velasque Müller
.
8 comentários:
A professora de música era Zélia Sastre?
Pedro, eu lembro de "Dila" Sastre, seria a mesma pessoa com um apelido?
Eu fui aluno de alguns desses mestres, e fico imaginando o Prof Mayeron dando aula de latin, devia ser no mínimo interessante, digo isso, porque ele foi meu professor de matemática, colocava apelidos em todos e fumava uma barbaridade e o cigarro era continental sem filtro, no entanto um tremendo amigo e professor.
Pois é Luiz Carlos, o tempo passa, e eu até creio que eram duas irmãs, inclusive tias de um colega nosso.
Vamos ver, Pedro, se alguém nos desvenda esses nomes...
Colegas, a Dila era irmã da professora Zélia Sastre. E aproveitando uma pequena correção: o nome certo é George Teixeira Giorgis, o nosso professor de português já da segunda geração do Estadual, como costumo falar. Na primeira (fundadores), dos professores de português, tínhamos os Prof Peri Coronel, Frederico Petrucci e a Maria Veleda.
O professor Peri Coronel tinha uma caligrafia de fazer inveja, e fazia questão que seus alunos também escrevessem com letra legível, eta tempão...
Olmiro, pessoal. Na minha época foram ainda: Português=Guido Moraes, Matemática=Terezinha Garrastazu e Marlene(?),Ciências= Théo(?) e Glézia(?), Educ.Física= Neil(?),Música= Aninha(?),Inglês=Lea (irmã da Dea),Artes(Marcenaria-Cerâmica)=Prof. Manoel(?). Este foi o regente da Fanfarra até a formação da Banda.
A Sarita Vicêncio Barros e o Jurandy Jaques de Barros foram os professores de Física (e também matemática) mencionados. Ele (marido da Sarita)meu cunhado e ela minha irmã.
Abraços!
Jerônimo!
Postar um comentário