26 de julho de 2010

Vinte e quatro futuros numa só fotografia

Várias fotos foram batidas neste mesmo dia e lugar
.
Num dia de primavera do ano de 1969, a turma 201, turno da manhã, chamou a professora Maria de Lourdes Alcalde para uma fotografia. Eram 24 jovens. Seis gurias e 18 guris, que ficaram imortalizados naquele leve clic, naquele instante mágico, onde uns apareceram sorrindo, outros sérios, um outro colocando "guampinhas", mas, acima de tudo, unidos pelo espírto de cumplicidade que reinava entre nós, guris e gurias da 201 de 1969. Faltava pouco, só mais um ano, e estaríamos fora. Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Rio Grande.... ou mesmo a FUnBa, lá em Bagé mesmo, seria a nossa futura casa. Já sabíamos que não seria como o Estadual. Seriam outras caras, outras cidades, outros professores. Do Estadual só restaria a saudade dos momentos - nem maus ou bons, apenas momentos vividos no colégio do nosso coração. Vendo hoje esta foto, lembro do Roberval - que foi embora tão cedo, do Ovídio Ávila - que nem avisou, do Henrique Oswaldo - que não viu o filho jornalista cobrir a copa da África do Sul, da professora Maria de Lourdes... e de outros, que já não lembro o nome, e que agora estão apenas nesta fotografia...
.
Fotografia enviada pelo colega
José Luiz Salvadoretti
.

4 comentários:

Manoel Ianzer disse...

frescor da mocidade
que seduz e arrebata

nova idade
bela juventude
sadia e ativa

resgate de um tempo
fotos de um passado
de uma etapa que se foi
sem querer
o destino segue frio
mas ficou no diário da mente
a emoção
a saudade

voamos através dos sonhos
erguemos os troféus
separamos os caminhos
caimos ao modesto segredo
do despertar e do apagar

Luiz Carlos Vaz disse...

O Ianzer interpreta bem esse momento. Pela primeira vez, desde que publico matérias neste blog, fiquei bastante emocionado em ver toda essa turma... uns aqui, outros não mais... e seguimos em frente, com essa imagem gravada na nossa memória, como a nos dizer alguma coisa.

Unknown disse...

Ianzer, Vaz, são passados quase 41 anos dessa foto. E agora quando diante de meus olhos, eu me vejo tão próximo do tempo dela, fico cada vez mais orgulho de ter vivido, aí.
Reconheço alguns colegas, a grande Mestra Maria de Lourdes Duarte Alcalde, o local.
Devemos iniciar as identificações:
Agachados da E/D Boaventura, Karam,Antonio Fubica, Vaz, Henrique, ?, Maria de Lourdes.
No meio a 2ª guria é a Ana Cecília do corcel cor de mel, o casalzinho me parece o Carioca e a Berenice, os outros não me lembro. Lá atrás ?, ?, ?, ?, 0 5º bem no meio é o Guilherme Pororóca, ao lado dele o Ivan, ?, eu, ?, ?.
Me corrijam, se por ventura errei.

Luiz Carlos Vaz disse...

Pedro, eu devo ter batido a foto. Não apareço nela. Ao teu lado está o Paulo Antonio Barros de Oliveira, recebendo "guampinhas" do Ovídio Ávila, na sombra. O Henrique é Henrique Oswaldo Camargo Nunes, ao lado dele o Roberval Lannes de Carvalho. Entre os dois, acima, o Almir Dias da Silva. O quarto ED, na fila de cima, é o Carlos Schylian. O cara de blusão preto aparece numa foto do pic nic tocando violão, e o nome dele está lá. Vou conferir depois. Quando completar a lista, republico a foto com números e nomes.