Este Blog procura resgatar a Memória Coletiva do Colégio Estadual de Bagé, o Carlos Kluwe, e também da nossa cidade, através da narrativa de fatos que marcaram a vida de todos que por aqui nasceram ou viveram. Objetiva também colaborar com a cultura da Região de Fronteira, onde Bagé está situada. Mande suas histórias e suas fotos para o mail blog.estadual@hotmail.com Mostre que temos memória e zelamos por ela.
15 de julho de 2010
NPHTT inaugura exposição "Dois séculos... "
Fotos como esta, da família Guasque,
podem ser apreciadas na exposição do IPHTT
"Estivemos presentes, ontem, no belo evento que foi a abertura da exposição "Dois Séculos do Cotidiano em Bagé - Imagem, Poesia e Historia", promovido pelo Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda (NPHTT), cujo convite foi tema do post de 23 de junho último. Observamos lindas fotografias de décadas passadas, tendo como legendas, excelentes textos poéticos, tudo disposto em grandes e artísticos paineis. Merece ênfase o trabalho das abnegadas gurias, como a Heloisa Beckman, Elaine Tonini, Lula Barros, Maria Contreiras, entre outras, e o apoio da Prefeitura. Para os guris, ficou só o prazer de olhar a exposição e degustar o delicioso sorvete com creme de vinho (quente!) preparado pela Heloisa, Elaine e Maria Contreiras. Quem não esteve presente..., bem, perdeu o excelente visual do acontecimento e ... esse manjar, mas fica o consolo de poder visitar a exposição até o dia 5 de agosto. Está de parabéns o NPHTT, sempre mostrando a riqueza histórica de Bagé."
. Enviado pelo colega Hamilton Caio . Uma das fotografias expostas é da família Guasque,
e está ilustrada por este poema da Norma Vasconcellos:
.
Domingos
.
Como eram verdes aqueles domingos...
Almoço e café da tarde
sob o confete da sombra fresquíssima
dos matos.
Arroio intocado como véu de noiva.
Pitangas esborrachando madurez nos galhos.
Avós. Tios. Vizinhos. Empregados.
e profusão de primos.
Risos e vozes soltos
no cristal da tarde.
Notas de um piano de teclas amarelas
como o último sol do entardecer.
.
Para onde foram todos?
Na solidão contemporânea
o estojo do apartamento
e essa foto sépia entre os dedos.
.
Olho um por um
e digo seus nomes
como quem reza
um terço.
.
.
.
2 comentários:
Anônimo
disse...
É muito bom saber que a nossa Bagé preserva sua memória, o trabalho do NPHTT, dirigido pela super talentosa Heloisa Beckman está de parabéns. Como descendente de Ignácio Férron Guasque, que aparece servindo à cunhada uma taça de vinho, e Anna Luiza Romeiro Barcellos Guasque, que alcança a cuia para uma criada, só tenho a agradecer. Nesta foto de 1890, ficou faltando o filho mais velho do casal, meu bisavô José Luiz Guasque, dono da Farmácia Humanidade, em Bagé, que se situava na Av. Sete de Setembro. Abraço Gerson Luis Barreto de Oliveira
2 comentários:
É muito bom saber que a nossa Bagé preserva sua memória, o trabalho do NPHTT, dirigido pela super talentosa Heloisa Beckman está de parabéns. Como descendente de Ignácio Férron Guasque, que aparece servindo à cunhada uma taça de vinho, e Anna Luiza Romeiro Barcellos Guasque, que alcança a cuia para uma criada, só tenho a agradecer. Nesta foto de 1890, ficou faltando o filho mais velho do casal, meu bisavô José Luiz Guasque, dono da Farmácia Humanidade, em Bagé, que se situava na Av. Sete de Setembro.
Abraço
Gerson Luis Barreto de Oliveira
Sem dúvida, Gerson, um belíssimo trabalho desse pessoal que já dura 15 anos. Vida longa ao IPHTT.
Postar um comentário