9 de junho de 2024

Em agosto nos vemos / En agosto nos vemos

 Luiz Carlos Vaz (*)

Foto Arthur Felippe Vaz


Em agosto nos vemos

  Não precisei esperar, como Florentino, cinquenta e um anos, nove meses e quatro dias... o pessoal do Jeff me entregou há pouco o livro póstumo do GGM, "Em agosto nos vemos". Peço licença para me dedicar à leitura do livro. Já conversei com o Itamar e o Jeferson, pois já havia avisado que quando o livro chegasse, ele seria a prioridade. E, quanto a vocês... não me cobrem nada por esses dias, mas eu prometo que antes de agosto nos vemos.

6 de março de 2024

 

 

Foto Arthur Felippe Vaz

En agosto nos vemos

  Dia 6 de março deste ano postei minha foto, que nem pinto no lixo, lendo a edição em português de “Em agosto nos vemos”, a tão falada, comentada e esperada obra póstuma de GGM. Havia garantido a compra na pré venda, ainda no mês de fevereiro. E, como diria Jorge Ben, “Ela vem chegando/ E feliz vou esperando/ A espera é difícil/ Mas eu espero sonhando...” Quando chegou eu li, sonhei, me encantei e publiquei minha aventura para vocês.

  Fiquei desejando muito ler o texto original, em espanhol, até porque tenho procurado completar minha coleção da obra de Gabriel García Márquez com edições na língua em que o autor as escreveu. Claro que as traduções de Eric Nepomuceno são irretocáveis, pero como soy de la frontera, hablo y escribo español razonablemente bien.


Parte da minha coleção ainda sem o "En agosto..."

  Pois um dia desses soube que a amiga Maria Fernanda, de Jaguarão, estava indo a Montevideo... bah! não deu outra, pedi que me comprasse o livro no Uruguai... Ela aceitou a missão e ainda del otro lado del río, me mandou uma mensagem dizendo “já comprei o teu livro!”.

  Mas aí veio a enchente e as complicações que esta trazia junto... e, como cantava o Tim, “Mas quem sofre sempre tem que procurar/ Pelo menos vir achar/ Razão para viver...”

  Só precisou as águas baixarem, o vento acalmar, e uma carona apareceu, solícita, para traer aquí la edición en español de En agosto nos vemos. Aí, foi só chamar o Arthur e refazer o retrato, com tons absolutamente outonais e com a (quase) mesma pose.

  Achem agora os sete erros enquanto vou a la isla en el transpordador de las tres da tarde para... (sem spoiler, né?)


 8 de junho de 2014
________________

(*) Luiz Carlos Vaz é Jornalista, Fotógrafo, Escritor e Editor deste Blog

Nenhum comentário: