Aqui está a "versão do diretor", feita pelo colega Salvadoretti
.
... e aqui a foto conforme foi achada pelo Ézio.
.
Outro dia o Ézio publicou no seu Suplemento Underground mais uma postagem sobre os fotógrafos de Bagé, desta vez retratando detalhes da biografia de Antonio Luiz Candiota. O texto, como poderão ver, foi ilustrado com uma fotografia da Esquina Biancheti, já fechada, prestes a dar lugar a um supermercado. Essa esquina foi assunto aqui no blog na postagem Uma esquina no tempo - III, Casa A Boneca. A fotografia bastante mutilada mostra o prédio já cercado pelo início de um tapume. Ao olhar a foto lamentei várias coisas. A demolição do patrimônio arquitetônico, o fim da nossa Padaria Sul Brasil/Esquina Biancheti, mas, principalmente, o fato da imagem estar muito prejudicada. Era um verdadeiro paradoxo. A fotografia, que deveria eternizar o último suspiro do prédio, estava - também, quase demolida. Na mesma hora lembrei da perícia do nosso colega José Luiz Salvadoretti. Mandei a foto para ele e pedi que desse um jeito de vermos o prédio - ainda imaculado, como numa viagem pelo tempo, onde o som das marretas ainda não teriam colocado abaixo um lugar tão especial para a cidade e, principalmente, para o pessoal do Estadual que ali muito se encontrou nos intervalos do recreio, comeu um lanche, um picolé, tomou um Guaraná Cerezer e namorou alguma guria (mesmo sem que ela soubesse...). Tomado desse espírito de Dr Pitanguy, O Salva deu de mão no bisturi virtual e colocou as coisas no seu devido lugar! É uma ilusão, claro, mas a última imagem daquela esquina memorável - e que foi feita em cores pelo Candiota, de repente ganhou uma limpeza toda especial, um verdadeiro banho de loja, com direito a tudo que tinha direito. Até mesmo de tirar da parede uma tatuagen de marca de cerveja!
.
13 comentários:
Vaz
Sempre um prazer ver uma foto do Bianchetti, muitas lembranças.
Abraço
Gerson
O Salvdoretti fez um bom trabalho, e como bem falou o Vaz sempre é bom rever o "ponto de encontro" dos estadualistas ou estadualenses. Pois olhando a foto, alguma lembrança sempre aflora a nossa mente.
Trovinhas do JJ...
Essa "Esquina Encantada"
Eu também a conheci!
Bela Época Dourada
Dos bons tempos de guri!
Praça Esporte - em diagonal
Essa esquina tão Amada!
Do ladinho: o Estadual
Pela mão: a Namorada!
Abraço aos saudosistas,
JJ!
Ficou um espetáculo a foto! O Salvadoretti, se fosse cirurgião-plástico, seria melhor que o Pitanguy. Esta é para ampliar e mandar fazer um poster, igual àqueles que se botava na sala lá nos 70's.
Sim, Gerson, imagino que tu te lembres do "bife de caneca"...
Gerson (Correa), essa "esquina no tempo" está marcada em cada um de nós.
Boa trovinha, JJ, pegou bem o espírito da "esquina".
Boa ideia, Sérgio, um "baita" poster no melhor estilo dos anos 70 ficava bem.
Por falar ema bife de caneca, nossa que vontade de come-lo, com um pão d'agua quentinho, e xuxando o pão no suco do bife, uhhh
Gerson e Sérgio, obrigado!. o mérito é do GIMP, o editor gráfico do Linux (tem grátis pra Windows, também).Pra poster não dá, mas pela resolução original, dá para uma impressão razoável.
Alguém saberia me dizer em que ano o restaurante Bianchetti saiu da Avenida Sete para dar lugar ao Supermercado Nacional?? desde já agradeço.
Taiane Martins.
Taiane
O Bianchetti fechou as suas portas em outubro de 1988, infelizmente não sabíamos que o prédio ia ser drasticamente demolido, pelo menos tirei as fotos do interior.
Gerson Oliveira
Obrigado, Gerson, espero que a Taiane saiba da resposta tão rápidamente como foi postada...
Um abraço
Vaz
Postar um comentário