É hoje, no auditório da Unipampa em Bagé, a palestra do polêmico linguista Marcos Bagno. O autor do aclamado A língua de Eulália, além de proferir palestra, lançará seu mais novo livro, Gramática pedagógica do português brasileiro. Programa imperdível.
.
.
.
.
Um comentário:
Um programa imperdível para TODOS, principalmente aqueles que trabalham junto a docentes de qualquer área.
Quando li "Preconceito linguístico: o que é; como se faz", de 1999, passei a recomendar a todos os professores com quem encontrava.
Ele literalmente "acaba" com aquela velha mania de se considerar "falar errado" as expressões diferentes do Padrão Oficial.
Lindos pensares, ideias com sabor de ar fresco que desembolora antigos e aprisionantes preconceitos com os infinitamente diversos falares do povo brasileiro de rincões distantes e, às vezes, nem tão distantes assim.
Sempre gostei de observar os falares das pessoas. Ouvido atento na busca das nuances diversas. Lembro que ao ouvir, "certa ocasião" uma das histórias contadas por um "negro veio" que morava na Cascata, interior de Pelotas, o seu Geraldo, tentava eu, entender o relato.
Por duas vezes, fui ouvinte do feito e, até hoje, o único que sei é que ele ia de caminhão para um jogo de futebol, quando aconteceu com eles um acidente...
No seu "cascatês" típico, empolgado no relato, atropelava vocábulos, usava outros de que eu desconhecia o sentido ou nem os identificava... enfim...
Pergunto: Ele falava "errado"?
Fico aqui a pensar, quantas vezes , durante minha trajetória de professora, ouvi de algum colega que o aluno falava "errado"...
Abraço,amigo Vaz!
Postar um comentário