7 de dezembro de 2012

O primeiro ídolo a gente não esquece


O futuro fundador do nosso "Colégio Estadual" em ilustração de Ernani Cousandier

A Revista do Inter, edição número 80, de novembro de 2012, publica uma interessante matéria com o título Os primeiros ídolos e craques, contando a história de jogadores do início da década de 1910 que marcaram seus nomes na história do time. Entre eles, claro, está Carlos Antônio Kluwe, o jovem bageense que foi para porto Alegre estudar medicina e acabou se tornando jogador e primeiro ídolo do SC Internacional. O futuro “médico dos pobres” só deixou o clube em 1915, quando se formou médico e voltou para sua cidade. Em 1948 elegeu-se prefeito  e durante seu mandato fundou um colégio onde a gurizada pobre poderia estudar  gratuitamente o Ginásio e o Científico.

Carlos Kluwe é o que está em destaque no centro da fotografia da página à esquerda
Revista da coleção de Marília Carolina
A matéria é assinada por Eduardo Cardozo, com a colaboração de Leandro Fonseca, pesquisador do museu do Inter, e a ilustração é de Ernani Cousandier. A revista oficial do Sport Clube Internacional - edição especial para sócios, recomenda o site oficial do clube www.internacional.com.br para acesso a outras matérias e informações sobre o Campeão de Tudo.

____________________

Leia também: Quem foi Carlos Kluwe, uma das primeiras postagens do nosso Blog, publicada em 28 de novembro de 2009, e 


Carlos Kluwe, a majestade colorada, artigo do nosso professor José Carlos Teixeira Giorgis, publicado no jornal Minuano e reproduzido também aqui no Blog, com o título geral: "Médico dos pobres, educador da juventude, amigo de todos", em 14 de abril de 2010.

..

Um comentário:

Gerson disse...

Tchêêê Vaz, esse guri de Bagé, honrou nossa cidade de varias maneiras e essa é uma das maiores, grande colorado.