10 de maio de 2010

Aqui jaz

Personagens da história do Brasil estão sepultadas aqui
.

Amanhã, dia 11 de maio, às 17h30min, na Casa de Cultura Pedro Wayne, o Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda promove duas palestras: "Educação Patrimonial através da Arte Cemiterial", com a Dra. Clarisse Ismério, responsável pela Produção Científica e Cultural da Urcamp, e "Aspectos históricos da Arte Cemiterial", com a Professora Elaine Tonini Bastianello. O Cemitério de Bagé, que é um dos mais antigos do estado, é importante para o Rio Grande do Sul não só pela beleza de suas esculturas e túmulos, mas também por abrigar importantes nomes de nossa história. O cemitério de Bagé é seguidamente visitado e consultado por historiadores, artistas, sociólogos, arquitetos e outros pesquisadores. Recentemente ganhou projeção nacional com a divulgação do "Sarau Noturno", espetáculo de teatro que, juntando poesia, música, história e patrimônio, é apresentado num cenário composto pelos túmulos do nosso cemitério. Muitos professores que ajudaram a construir a bela história do nosso Colégio Estadual estão sepultados ali. O convite do NPHTT é aberto a todos e a entrada, como sempre, é gratuita.
.
Enviado pela colega
Heloisa Beckman
.

2 comentários:

Vera Luiza disse...

Também ali está sepultado o mui querido bageeense, pai de vários antigos alunos do Estadual, o Atanagildo, afetivamente chamado vô Gigica.

Manoel Ianzer disse...

O "Cemitério de Bagé" foi instalado em 1858, foi o quarto da cidade. Encontram-se sepultados importantes personagens da HISTÓRIA DE BAGÉ, DO ESTADO E DO BRASIL. O líder farrapo General Antonio de Souza Netto e o imperial Coronel João Nunes da Silva Tavares - inimigos, estão sepultados lado a lado.
No cemitério de Bagé estão alguns exemplares mais significativos da chamada "ARTE CEMITERIAL" da América Latina. Os grandes fazendeiros mandavam construir esses mausoleus "TEMPLOS SAGRADOS", para perpetuar o poder e trazer o requinte da Europa para o pampa gaúcho. Séculos 18 e 19, outra época de riqueza de Bagé. (Aciba, R.Globo)