15 de maio de 2010

As afilhadas da professora Ilka - II, 15 anos

Professor Antonio Ferreira emtrega o diploma
do Curso Científico para a colega Vera Luiza

Um outro registro fotográfico da formatura do Ginásio da colega Vera Luiza, acontecido no dia 28 de dezembro de 1963, foi tema da postagem "As afilhadas da professora Ilka", publicada no dia 19 de abril de 2010. Nesta outra fotografia de formatura, do curso Científico, do dia 29 de dezembro de 1966, aparece em primeiro plano, de costas, o professor Edison Heráclito Cerezer e, entregando o diploma para a nossa colega, o professor Antonio Ferreira. Na primeira fila de formandos aparecem outros quatro colegas, dois rapazes e duas moças, que aguardam a vez de chegar à mesa e receber de um dos professores do Estadual o diploma do Científico, tão almejado durante três anos. A turma de formandos ingressara no Científico em 1964, após a formatura do Ginásio, concluido em 1963. Aquela noite inesquecível seria, até então, a mais importante de suas vidas pois era a última noite como alunos do Estadual. Uma nova fase de estudos certamente viria, com a busca de ingresso em uma faculdade. Mas com aquele Diploma do Ginásio, obtido em 1963, eles já estavam preparados para mudar o mundo. E eles só tinham 15 anos...
.

6 comentários:

Argemiro de Brito disse...

Meu querido amigo Antoninho... quanta saudade, que esteja na Paz de DEUS.

Hamilton Caio disse...

A primeira lembrança das nossas antigas formaturas é de como eram glamourosas, como polarizavam a atenção da cidade. Como perderam o encanto e o charme, até não interessa saber o porquê. Prefiro ficar com a lembrança daquelas noites inolvidáveis. E o detalhe da foto com aqueles "quebra-luzes" na parede do auditório? Parece que estavam prevendo mais uma noite de brilho, que ficaria inesquecível para os formandos e suas famílias, eternizados numa simples fotografia em preto e branco.

Hamilton Caio disse...

Miro, o Prof Antoninho Ferreira foi um bom professor e um grande amigo dos seus alunos. Não é por outra coisa que foi escolhido para paraninfo de várias turmas. Lembro da estréia dele como professor de química em 1962. A aula foi sobre a tabela periódica de Mendeleiev, cujo nome também aparecia escrito nos livros de química da época como Mendelejev, e era assim lido, com o som do "jota", contrariando a pronúncia russa com "i". Assim, o Prof Antoninho ficou sempre associado a Mendeleiev, e vice-versa.

Luiz Carlos Vaz disse...

O Antoninho Ferreira foi também diretor do Estadual. Faleceu em acidente de carro, na BR 101, no verão de 2008.

Luiz Carlos Vaz disse...

Na gestão do Antoninho foi construido o "Ferreirão", ali no pátio do Estadual.

Hamilton Caio disse...

Identificando colegas na foto: Pesquisando um pouco, conseguimos identificar três dos quatro colegas formandos. Da esquerda para a direita, na foto, Hairton Alves Pedra, a moça ainda não identificada, depois Nilton Chagas Sool e Maria Zeli Lima Quintana.