27 de maio de 2010

Cientistas, todos nós!

Eu visitei a Expo-Feira Integrada de 1971, e vocês?

As Feiras de Ciências já tomavam corpo em todas as escolas do estado quando minha turma resolveu inovar. Claro, já no Científico do Estadual, éramos verdadeiros cientistas manobrando os equipamentos de Física do laboratório e quase emlouquecendo o professor Antonio Gomes. E foi justamente um experimento de Física que levamos à Feira de 1971. Num quadro montado sobre uma lâmina de eucatex, aquele com furinhos semelhantes a um trevo, parecido com os que cobriam a parte traseira dos recptores de rádio, resolvemos mostrar o funcionamento de um Capacitor. Um diagrama montado e estudado junto com o professor Antonio Gomes, culminaria com a liberação de uma faisca elétrica que descarregaria o capacitor mostrando o quanto ele havia armazenado de energia num curto período de tempo. Conseguimos as peças com o Gelmes Gomes, irmão do professor Antonio, que possuia uma oficina de professor Pardal em sua casa. A demostração foi um sucesso! Era faisca prá lá e prá cá. Num determinado momento o diretor do colégio pediu para que cessasse a nossa demostração por motivo de segurança... Até "cicerone" havia na Feira. Ao final da visitação, um "cartão" entregue ao visitante, saudava-o com o convite para voltar no ano seguinte. O cartão mostrava que, inclusive no português, éramos uns gênios, quando usamos um "Esperá-lo-emos" na frase. Ah!... e a Nasa não nos descobriu...
.
Nota: Na hora "H" foi colocado, à mão, um hífem que faltava antes do "lo", mas isso só reforçava nosso conhecimento do vernáculo de Camões. Um pequeno erro de impressão quase derrubava nossa Feira. Coisas da oposição....
..

6 comentários:

Gerson Mendes Corrêa disse...

Eu gostava muito dessas feiras, embora não tenha participado de nenhuma, mas um primo de 2º grau participou e fez sucesso com o invento dele e de outro colega, ambos do Estadual é claro. Tu deves te lembrar, eles montaram um jogo de luzes que era acionado por ondas sonoras, para os dias de hoje éra uma coisa simples, ligaram um relè na saída de um toca disco, e conforme as cores que acendiam identificava o instrumento, então a platéia ficava estupefata com o casamento do som com as luzes. A musica escolhida foi a Ópera Rock "Viagem ao Centro da Terra" do Rick Wakman, inclusive eles apresentaram o trabalho deles até nos clubes sociais de Bagé, com direito a chamadas pelas tres emissoras de radio de Bagé, e até ganharam algum troco. Quem viu, sei gostou muito, eu não vi nehuma apresentação deles.

Claudete disse...

Adorei o esperá-lo-emos! Vou copiar e levar para os meus colegas de Letras!

Luiz Carlos Vaz disse...

Merece mesmo ser mostrado...

Luiz Carlos Vaz disse...

Gerson, eu nunca assisti esse em particular, mas lembro de ver alguns semelhantes no Fantástico.

Betto Marks disse...

Olá! eu fui o "Cicerone" dessa feira. Meu nome é Lindoberto Marques Madeira. A a minha. Não me lembrava mais deste evento. Eu participei do grupo que apresentou o jogo de luzes. Fizemos apresentações na Igreja Matriz e na Praça Silveira Martins no centro da cidade.
Estou muito emocionado neste momento. Está difícil escrever. As imagens daquele tempo estão jorrando na minha memória. Estão vindo à tona todos aqueles momentos maravilhosos.Eu também estava no desfile da foto. Eu tenho algums fotos que vou escanear e cologar no Blog. Eu estudei no Estadual nos anos de 1969 a 1973. Fiz o Científico tão bem feito que fiquei 4 anos ao invés dos 3 anos normais. Hoje estou com 57 até o dia 16 de julho.
Eu me lembro de ter um colega chamado Domingos Sávio. Há dois colegas seguidores com este nome.
Até hoje sou colorado em POA e "Alvirrubro" em Bagé.Moro em São Paulo desde 1975.
Vou pegar as fotos e postar no Blog.
Obrigado a todos.
Lindoberto Marques Madeira

Há uma maneira de enviar meu e-mail só para os seguidores?

Luiz Carlos Vaz disse...

Ai Lindoberto! Que bom que chegastes até aqui! Obrigado por comentar, dá para perceber tua emoção, que é também nossa. Scaneia tuas fotos e manda para o mail do Blog. Conta uma pequena história sobre elas e deixa o resto com a gente. Se quiseres, ao mandar as fotos, posso repassar teu mail para a turma da Velha Guarda. Tem muitos colegas, por exemplo, que estão ai em São Paulo. Um abraço.