18 de dezembro de 2009

Les Chauffeurs - I

A professora Silvinha pilotava seu Ranault Dauphine
"azul calcinha" com maestria
...

...enquanto o professor Maurilio Carlini navegava um Fusquinha 57
com vidro traseiro oval e pneus de banda branca


Era comum avaliarmos o status social dos nossos professores pelo automóvel que dirigiam. Poucos possuíam carros, principalmente se levarmos em conta que a recém surgida indústria automobilística nacional iniciava a fabricar seus primeiros modelos e ter um automóvel recém começava a fazer parte do brazilian way of life da classe média brasileira onde, certamemnte, estavam a maioria dos nossos professores. Assim, Volkswagens, Gordinis, Sincas, Vemaguetes e outras marcas estacionavam na Avenida Tupy Silveira, em frente ao Estadual, e eram admirados e analisados por todos nós. É claro que os detalhes, digamos, nada a ver com a mecânica ou as cores, eram os mais comentados. A superalmofada redonda, que a professora Silvinha usava sobre o banco do motorista, para ficar à altura do parabrisa do seu Gordini, fazia parte dessas observações indiscretas, feitas num tempo em que o insulfilm não existia e nos possibilitava bisbilhotar o interior dos veículos dos nossos queridos professores.
.

3 comentários:

Maribel disse...

Legal ter memória e preservar essa memória para trazer à tona detalhes tão legais de um passado que não volta mais! Show de bola! Quem não viveu esse tempo, como eu, chega a ficar com inveja!

Unknown disse...

Nunca esquecendo o "corcel cor de mel" da colega Ana Cecília e o Jipe candango DKW do Frei Plácido. O professor de Química orgânica tinha uma C14, tobiana.

Luiz Carlos Vaz disse...

Isso Pedro, vamos ajudar na lista de veículos para deixar a série "les Chauffeur" completa.