Estamos atravessando o Deserto do Saara, o Sol está queimando a nossa cara. Mas não falo da marchinha de carnaval. É o atual Verão que derrete nossos miolos e lembra, ai sim, a antiga marchinha de Haroldo Lobo e Nássara, Alláh-lá-ô, para o carnaval de 1941, interpretada pelo Carlos Galhardo. Não estamos no Egito, mas vamos ter que rezar para que Alláh mande água para ioiô, iaiá e para a represa da Sanga Rasa, para que Bagé, neste início de 2010, não fique com problemas de abastecimento para o resto do ano. Isso de faltar água não é coisa antiga, é coisa de 20, 30 anos... por ai. No nosso tempo do Estadual a cidade era menor, claro, mas nunca tivemos grandes problemas com falta d’água. A cidade cresceu e não se preocupou com o abastecimento da população. Os arroios foram assoriando, foram sendo canalizados e praticamente desapareceram. Quando chove muito e as águas procuram os antigos leitos dos rios, muitos deles ocupados irregularmente, aparecem as cheias e ai... temos que pedir para Alláh parar com água senão ioiô e iaiá poderão morrer afogados.
.
Adicionamos no Blog uma janela do Tempo Agora com a Previsão para Bagé. Dessa forma os leitores e colegas podem acompanhar a situação do clima na terra do Estadual.
(1) Foto de Liliana Telles
(2) Foto de Ângela Diaz
.
4 comentários:
http://www.youtube.com/watch?v=MLVCS90zGF8
O "Anônimo" das 15h02 deixou este endereço no Youtube onde se pode assistir uma interessante edição de imagens sobre a enchente em Bagé de 19/11/09. É bom assistir, não para rever a desgraça, mas para constatar como temos maltratado o ambiente e como a Natureza responde a esses maus tratos. Obrigado ao "Anônimo" das 15:02.
Opa! O anônimo era eu,não consigui realizar um login naquele dia. Mas só tomei conhecimento desse vídeo quando o autor dele falou comigo. Pensei que iria complementar, ainda mais, o texto.
Parabéns pelo blog.
Abraços.
Ai Ézio, nosso "anônimo das 15:02..." hehehe, as imagens complementam sim, e muito bem, o texto. Elas impressionam quem se acostumou a ver Bagé sempre mendingando por água. Isso me lembra meus tempos de guri quando, todos os anos, tinha a tal "enchente de Santa Rosa". Grato pela colaboração, um grande abraço.
Postar um comentário