7 de junho de 2010

Muita história para (re)contar na Bagé de 200 anos

Muitas fotos foram enviadas para a exposição "Dois Séculos do Cotidiano...",
esta, mostra o Grupo Teatral Visconde Ribeiro de Magalhães
nos varais da Charqueada Santa Thereza, em 1948

A nossa colega do Estadual, Heloisa Beckman, que preside o Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, envia nota com toda a programação do calendário de palestras do Instituto para estes meses finais do ano de 2010. As palestras são sempre realizadas na Casa de Cultura Pedro Wayne, têm entrada franca, e são abertas à todas as pessoas da comunidade. O Blog da Velha Guarda do Estadual, convida para que participem dessas palestras que contam, e também recontam, fatos da história de nossa cidade.

"Amanhã, dia 8 de junho, seguindo o calendário de palestras do Instituto de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, teremos a apresentação de "A presença da família Simões Pires em Bagé", a cargo de José Otávio Gonçalves. O evento, como de costume, será realizado na Casa de Cultura Pedro Wayne, às 17h30min. Para Julho, dia 13, às 19h30min, será a vez do "Dois Séculos do Cotidiano de Bagé I - Imagem, Poesia e História". Este evento integra o Calendário de Eventos das Comemorações da Semana do Município. Ainda em Julho, no dia 27, Armando Luís Brasil apresenta e faz comentários de dois livros onde são tratados os limites e a formação de nosso Município. São eles: "Os Jesuítas dos Sete Povos das Missões", de Rubens Vidal Araújo, e "História do Povoamento – Conquista e Limites do Rio Grande do Sul – Trapézio de Bagé", de Fernando Cacciatore de Garcia. A palestra de Agosto, será no dia 10, com a psicóloga Maria Helena Dias, que apresentará "O gaúcho de Bagé – mito ou realidade?". Em Setembro, dia 21, está prevista uma Mesa Redonda, intitulada: "Guasqueada no Pampa", com palestrantes que falarão sobre a Família Guasque, desde a vinda da Espanha de José Cipriano Eduardo Joaquim Berlinguero Guasque, para o Brasil, em 1828, sua passagem pela Revolução Farroupilha, o filho Ignácio e o neto José Luiz, ambos médicos homeopatas em Bagé, e toda sua numerosa descendência até os dias atuais. Em Outubro, no dia 19, Heloisa Beckman apresentará o tema "A origem da família Ustárroz em Bagé", contando a vinda para o Brasil, desde a Espanha, de Geraldo e Tomáz Ustárroz. Para Novembro, marcada para o dia 16, será a vez de nosso patrimônio urbano, com a apresentação de "As praças de Bagé", trabalho de pesquisa de Élida Hernadez Garcia, a ser publicado em breve. Em Dezembro, dia 14, fechando com chave de ouro o calendário anual de palestras do IPHTT, Claudio Lemieszeck e José Otávio Gonçalves apresentam "Intendente José Otávio Gonçalves", cuja administração foi marcada por um grande desenvolvimento da nossa cidade. A comunidade está convidada a participar de toda essa programação que, como se sabe, tem entrada franca."
.
Envido pela colega
Heloisa Beckman

.
.

2 comentários:

Anônimo disse...

A " Guasqueada no Pampa " dia 21 de setembro não será somente uma palestra, e sim um evento onde a biografia de Don José Guasque vai ser lançada oficialmente pela autora, Elma Sant'Ana, folclorista gaúcha com 28 títulos publicados.
Gerson Oliveira

Luiz Carlos Vaz disse...

Bem, 21 de setembro, entrando a Primavera, já não assusta tanto uma ida a Bagé.