3 de junho de 2010

Uma esquina no tempo - V, A maquete

A Esquina Bianchetti recontada em 2006
pelo guris da Arquitetura da Urcamp

O "Guasque" Gerson Luis Barreto de Oliveira, envia para o Blog a foto desta maravilhosa maquete da Esquina Bianchetti, que ficava ali ao lado do Estadual, feita em 2006 pelos alunos da professora Marcia Elisa, da Arquitetura da Urcamp. A Esquina Bianchetti pertencia ao pai dele e já foi referida no post Uma esquina no tempo, de 10 de abril de 2010. Era lá onde nós saboreávamos os deliciosos "biscoitinhos do Bianchetti". O Guasque Gerson colaborou na confecção da maquete oferecendo ao pessoal da Urcamp as fotos que possui em seu arquivo. Ou seria no seu próprio Baú de Don Guasque?
.

9 comentários:

Manoel Ianzer disse...

PREJUÍZO DO TEMPO EM BAGÉ
Que bela casa da esquina Bianchetti.
Pena que o tempo e a falta de interresse das pessoas, destruiram casas e prédios de um passado(décadas anteriores) de glórias da nossa cidade. O caso da Vila Santa Thereza tem sido um fato a parte, em que pessoas dedicadas e ligadas a nossa história, estão recuperando o prejuízo do tempo e do descaso público. Só não entendi por que não recuperaram o Teatro Santo Antonio como ele era, fizeram algo modernista demais para uma vila marcada de esplendor e sucesso do século 19. Sugiro que a casa do Visconde seja recuperada, restaurada ou mesmo construída novamente, no modelo e estilo da época. A igreja Santa Thereza ficou maravilhosa, mantiveram a mesma base e modelo. Parabéns.

Anônimo disse...

Na maquete faltou a fantástica magnólia que ficava esparramada no pátio, infelizmente cortada há muito tempo, era a árvore mais bonita de Bagé.
Abraço e parabéns pelo Blog.
Gerson Oliveira

Luiz Carlos Vaz disse...

Gerson, que pena que não conheci ou não lembro dessa Magnólia... Existem pessoas que não gostam de árvores. Abs

Luiz Carlos Vaz disse...

Ianzer, eu ainda não estive - ao vivo - no espaço da Vila Santa Thereza... vou ter que ir lá pessoalmente para avaliar. São sempre muito corridas as minhas idas a Bagé.

Argemiro de Brito disse...

Pois é Vaz, a Magnólia era uma belissima árvore, infelizmente naqueles tempos não davam a importancia merecida às árvores, principalmente essa que era frondosa. Então... na próxima estada em Bagé, fique mais tempo para poder visualizar todas as belezas de Santa Teresa. Falei e disse... Baitabraço!

Luiz Carlos Vaz disse...

Sim, Miro, farei isso com certeza! E "bater" muita fotografia para a memória.

Unknown disse...

Pois é, vocês só falam da esquina Bianchetti, e estão se esquecendo da Padaria e Confeitaria Sul Brasil, que antecedeu a Bianchetti.

Luiz Carlos Vaz disse...

Na verdade, Pedro, nós somos mesmo do tempo da Padaria Sul Barsil, Esquina Bianchetti já pertence a "guarda nem tão velha assim", hahaha

Anônimo disse...

Olá gostaria de esclarecer que a referida maquete foi feita por uma aluna do professor Marcelo David Pereira, ou seja, eu mesmo.
Quanto a magnólia, não foi encontrada em nenhuma imagem que para que pudéssemos localizar representar a planta.
Arq. Marcelo David Pereira - professor da disciplina de maquete da Arquitetura URCAMP desde 1994.