28 de janeiro de 2011

Camaquã – um rio para correr livre! - V, Clavadistas do pampa

 Mais parecidas com uma pintura rupestre...
.
 ... as sombras dos "clavadistas do pampa"...
.
... mergulham nas águas do Rio Camaquã.
.
Os Clavadistas são uma das maiores atrações de Acapulco. Jovens mexicanos se jogam de cabeça, a partir de alturas de até 35 metros, do alto do penhasco de La Quebrada, e mergulham no mar através de uma fenda estreita e não muito funda. Os turistas fazem ohhh! e aplaudem os Clavadistas de Acapulco numa tradição que já dura quase 100 anos. Pois a gurizada que participa da Descida costuma aproveitar os momentos de descanso para se transformar em clavadistas do pampa que, ao se jogar das pedras às margens do Camaquã, projetam por milésimos de segundo suas sombras nos paredões. A colega Clara Marineli fotografou essa façanha dos remadores-clavadistas do Camaquã. Só nos resta dizer: não tentem isso em casa e... chamem um adulto!
.

4 comentários:

Hamilton Caio disse...

Os "clavadistas" do rio Camaquã também já estão fazendo tradição com esses saltos. Na primeira foto do post inicial desta série, dia 20 de janeiro, como vemos, um deles se prepara para o mergulho. Essa façanha agora já faz parte do roteiro da descida do Camaquã. E quem aí se atreve a mexer no rio para perturbar uma maravilha como essa ?

Luiz Carlos Vaz disse...

Creio que depois dessa pequena divulgação através do Blog das possibilidades turísticas e ecológicas do Camaquã ele vai entrar para a agenda de muita gente.

Hamilton Caio disse...

Para lembrar aos remadores do rio Camaquã: os saltos desta fotografia são da descida de janeiro de 2007.

Hamilton Caio disse...

Esclarecendo uma dúvida: os saltos de janeiro de 2007 a que me referi são os da primeira fotografia do post de 20 de janeiro. Os deste post são naturalmente da descida de 2011.