29 de fevereiro de 2012

Santa Fé é aqui - II, Affonso Beato vai fotografar O tempo e o vento




Diretor de Fotografia de A Rainha vai filmar
O tempo e o vento em cidades do Sul
.
Affonso Beato, que esteve em Pelotas neste final de semana, pretende visitar as cidades onde serão rodadas as cenas de O tempo e o vento. Beato, um carioca nascido em 1941, iniciou sua carreira em 1960, como de diretor de fotografia de O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, do diretor brasileiro Glauber Rocha. A carreira internacional começou em 1970, ao lado do diretor espanhol Pedro Almodóvar. Ele foi diretor de fotografia de Tudo sobre minha mãe, A flor dom meu segredo e Carne trêmula.
.
Em Hollywood, filmou com Walter Salles, Água negra. Estudou na Escola Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro, e, nos últimos 30 anos, se divide entre o Brasil e os EUA.  Seu sucesso em The Queen, (A Rainha), filmado em Londres, o tornou uma celebridade mundial. Affonso Beato, escolhido pelo Diretor Geral de O tempo e o vento, Jayme Monjardim, será o Diretor de Fotografia do filme, cujas cenas iniciais estão marcadas para rodar na segunda quinzena de Março, em Pelotas e depois em Bagé. 
.
Affonso Beato foi Presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, entre 2004 e 2005.  Brilhou em inúmeras produções cinematográficas como: Noites de Tormenta, O amor nos tempos do Cólera, A Rainha, Água negra,  Resistindo às tentações,  Deus é brasileiro,  Jogo de sedução,  Voando alto, Orfeu, Mil e uma, A flor dom segredo,  A fera do rock,  Acerto de contas,  Para viver um grande amor,  Pindorama, Copacabana me engana,  Viagem ao fim do mundo,  O bravo guerreiro,  Cara a cara,  Memória do cangaço, O circo e Domingo.
,
A Rainha
.
Para expressar e resgatar o clima daquele período, em Londres, Affonso Beato disse à Presidente do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, Myrna Silveira Brandão, que utilizou três formas para fotografar: as cenas da Família Real foram feitas de uma maneira mais formal, em 35 mm com a câmera no tripé. Já as sequências com o Primeiro Ministro Tony Blair – que se passavam em Londres – foram feitas em Super 16 com a câmera na mão, possibilitando mais ação. Nas cenas que envolviam diversos momentos com a mídia, foram utilizados muitos arquivos de TV, de antes e depois do acidente com a Princesa Diana.
.
.

Nenhum comentário: