29 de setembro de 2021

Eu, o VAZ, naquela época era quase um VAR...

 



Luiz Carlos Vaz (*) 

Quando eu comecei a fotografar, “lá em 1927”, uma das coisas que gostava de fazer era tirar um bom retrato dos times fardados, antes da partida começar. Afinal, seriam possíveis 22 cópias “tamanho postal” para vender e ajudar na compra dos próximos rolos do meu filme preferido: o Kodak Panatomic-X! Era quase uma raridade para achar numa cidade do interior, e que naquela época, eu só encontrava em Santa Maria. Os que havia em Bagé, eu já queimara todo o estoque... e o dono da loja – que era fotógrafo profissional, meio enciumado com meu sucesso, não repunha no estoque da casa justo esse, o filme de 32 ASA, que na hora da ampliação não dava grão nenhum...

Mas havia uma lenda urbana – ou seria esportiva? de que no futebol de “varge”, quem tirava foto antes do jogo, perdia! Levei um tempo, e fui amansando a turma da várzea, e achei a solução: pedia com antecedência para que os dois scratchs posassem para mim antes do juiz apitar o início do match. Naquele tempo não havia árbitro, o cara era o juiz mesmo! Imagino que muitas vezes alguém, desconfiando de um offside deve ter gritado, o guri bateu o retrato do “forfe” impedido, pode ver depois... Eu, o VAZ, naquela época era quase um VAR...

Mas o que eu quero contar mesmo é que agora há pouco ouvi um estardalhaço de sirenes, buzinas e veículos da Brigada Militar fazendo muito alvoroço... pensei logo em uma perseguição de perigosos bandidos e etc, devido à velocidade com que os batedores empreendiam, e pensei cá comigo: É coisa feia. Parei, liguei a câmera para registrar os detalhes, mas, para nooosa alegriaa... era o ônibus do Xavante em direção à Baixada. Imagino que esse aparato todo seja uma exigência das regras pelo fato do G.E. Brasil estar entre os 40 melhores times do País - 39, para ser mais exato, disputando a segunda maior competição esportiva da CBF.

Lembrei logo da lenda urbana (ou futebolística?) de que quem bate foto antes do jogo, perde. Mas também recordei do esforço que fiz, lá do meu tempo de guri, para registrar no celuloide até as imprudências dos foot-ballers dentro do relvado...

Vamos lá, Xavante! Estamos “mal na foto” nessa Série B do Certame Nacional! O espírito do Marcola estará junto com todo o Scratch! Hoje, com retrato antes da partida e tudo mais, vamos vencer o prélio!

“Tókio” é logo ali!


(*) Luiz Carlos Vaz é Jornalista, Fotógrafo e Editor deste Blog


Nenhum comentário: