16 de junho de 2010

O Convite Surpresa

O convite enviado pelo Olmiro tem 82 nomes de colegas
da nossa Velha Guarda. Visualise melhor clicando sobre a imagem

“A vida é quem embaralha as cartas,
mas somos nós que jogamos”

Frase atribuída a vários autores.

O Olmiro, que estudou no Estadual de 1960 a 1965, me disse que encontrou o Blog da Velha Guarda por acaso. Identificou-se logo com ele, leu as postagens e gostou. Com o propósito de já sair colaborando, enviou o seu convite de formatura do Ginásio, identificando-se como afilhado da professora Ilka Pegas. Até ai tudo normal, temos publicado convites de formatura, boletins, recordações escolares e outros documentos e fotos que nos remetem aos anos dourados do Estadual. Agradeci ao Olmiro e prometi publicar tão logo pudesse, afinal, ali estavam relacionados mais de 80 nomes de colegas que um dia receberam seu Diploma do Ginásio das mãos da professora Ilka. Num dia em que trabalhei em três endereços diferentes e ainda tive que arranjar um tempo para assistir o jogo da seleção do Dunga, confesso que só mais tarde fui trabalhar no material enviado pelo colega Olmiro. O convite estava em dois arquivos e precisava uma ação do Dr Hollywood. Feita a plástica, fui ler com atenção a lista dos formandos. Era a Velha Guarda em peso, claro. O Ariel Gonçalves, irmão do Ricardo, meu colega de aula, as irmãs Clara Marineli e Lidia Regina, o neto do seu Mizael... e outros tantos nomes num total de 82. Mas ali, na quarta e última coluna, quem eu encontro? A minha querida professora do segundo ano primário, no Colégio Cândido Bastos, Serani dos Santos Leite! Mas olhem só o que o Olmiro foi me arranjar! O que é isso? Coincidência? Destino? Não sei responder. Mas a alegria que senti agora há pouco, quando depois de um dia cheio de trabalho me debrucei sobre o convite dos formandos do Estadual de 1963, foi bem maior, muito maior, do que a causada pela vitória do Brasil sobre a Coréia do Norte por um magro e perigoso placar de 2x1. Olha, Olmiro, Yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay... Este Blog, como dizem alguns autores de novela, “já adquiriu vida própria”, e tem nos proporcionado inúmeras alegrias e surpresas. Vida longa ao nosso Blog da Velha Guarda! Ainda há muitas histórias para serem contadas, e elas estão com vocês. Me ajudem a contá-las, a memória do Estadual agradece.
.
Nota: Após clicar uma vez sobre a imagem do convite, o mouse se converte em uma lupa com o sinal de "mais" +, que possibilita mais um clic para uma leitura perfeita do convite.
.
.

13 comentários:

Argemiro de Brito disse...

Caramba Vaz... que reliquia o Olmiro te mandou. Quantos amigos e amigas estão ali lembrados. Alguns foram meus colegas de sala... O Ariel, famoso "Cusco", lembras? Nelsinho Sarmento, Elias Karan, José Roberto Bassoa, Serjão Retamal, Ana Luiza, Carmem Dora, Osvaldo Deiro, irmão do Ernani. Eu sai do Estadual um ano antes dessa formatura, que pena. Mas as lembranças continuam...

Gerson Mendes Corrêa disse...

Tchê loco, nesse ano eu recebí o certificado de conclusão do jardim da infância no Silveira Martins. Pena que em 74 não iria ter um convite assim.

Luiz Carlos Vaz disse...

Miro, esses convites estão se transformando em verdadeiras fontes de pesquisa. Quem tiver os seus, por favor, mandem para publicação.

Luiz Carlos Vaz disse...

Gerson, com o tempo até as formaturas foram diminuindo de importância. Sem solenidades, sem convites e... sem fotografias, o que é muito pior.

olmiro muller disse...

Lembro-me que na referida formatura o fotógrafo foi o Lugo, mas não me interessei pelas fotos. Nunca imaginei que a época seria revivida agora.

Luiz Carlos Vaz disse...

O Foto "Z. Lugo"... ali ao lado do Cine Avenida!

olmiro muller disse...

O fotógrafo Zeno Mario Lugo, que era do Exército, teve dois filhos que estudaram no Estadual: o mais velho, conhecido como Lugo e do qual não lembro o prenome, era aprendiz de trompetista e tinha um conjunto musical que chegou a animar reuniões dançantes no salão do Estadual; depois, estudou Direito e tornou-se juíz.O outro, de nome Cláudio, estudou engenharia elétrica na UFRGS.

Argemiro de Brito disse...

Pois é Olmiro, os irmãos Lugo eram o Julio Cesar, realmente aprendiz de trompetista, depois se transformou em Juiz de Direito o Claudio acordeonista e o Zé irmão mais moço e muito bagunceiro. O Conjunto era "Los Estudiantes", tinha o Gesner no saxofone/guitarra, a Valda no violino, o Jairzinho e eu que tocava bateria, lembras? Fizemos muitas festas na Paróquia São José e também no salão do Estadual, eta tempinho... anos 60 e poucos

Luiz Carlos Vaz disse...

Isso, Miro! Lembrei agora do "Los Estudiantes". Revela claramente nossa condição de gaúchos fronteiriços, com profundas raizes na cultura do Pampa. Deve ser por isso que não suportamos o estilo "sertanojo", muito na moda por ai afora, onde o pessoal gosta de se vestir de "cowboy americano" e fazer aquela dancinha típica deles.

Argemiro de Brito disse...

É Vaz, mais ou menos por ai, na época era moda botar nome de conjunto espanholado, rsrsrs. O "sertanojo" criou raizes alavancado pela midia televisiva que aproveita os louros dos patrocinadores. Todos querem algum dim dim, não é assim? Bagé chegando aos 200 anos e vamos que vamos...
OBS: Voce poderia ser mais agil nas avaliações, as vezes fico ansioso para ver as postagens, mas está bom... melhor do que nada. Baitabraço, não esqueci das fotos do "O Grupo", ainda estou correndo atras delas!

Luiz Carlos Vaz disse...

Miro, às vezes chego a tabalhar em três endereços diferentes... nem sempre posso dar, durante o dia, a atenção que os internautas merecem. Fico muito atento aos fusos horários tendo em vista que temos tido diariamente visitas de outros paises que destacam com suas visitas. E ainda tenho que "domar" - como se diria lá na Hulha, um que outro comentário que às vezes confunde o Blog com palanque eleitoral... Mas estamos ai.
Bom seria se todos pudessem dar uma espiada na exposição "Dois Séculos..." que anunciamos hoje. Vamos fazer uma boa cobertura com o apoio da Heloisa Beckman. Abs.

Ana Saturnina disse...

nossa! lembrei de algumas pessoas q eram amigas da família, já mocinhas, eu era bem mais nova...

Luiz Carlos Vaz disse...

Ana, vê só o que um simples convite, bem guardado, pode nos proporcionar de recordações tempos depois.