21 de novembro de 2011

Pedro da Cunha Farias se foi para outros pagos - II, Homenagem do JJ


O Pedro...
 .
(Ao Espírito do Colega de "Estadual de Bagé" Pedro da Cunha Farias!)
.
J.J. Oliveira Gonçalves
 .
O Pedro? Ele se foi... Virou Saudade
É Estrela a cintilar na Amplidão!
A Morte é a mais viva Realidade
Que vem rasgar o Véu desta Ilusão!
 .
Pergunto-me - ao ver morrer a tarde
Ouvindo o sabiá em sua Oração:
Serei um corajoso ou um covarde
Deixar rolar do olhar esta Emoção?
 .
Fazer o quê... Se é esse meu Destino
Se ao peito agrisalhado há um menino
Irmão de outros meninos, por aí?
.
Poeta e homem-comum pediu-me Deus
Que os alheios Sofreres fossem meus
Enquanto não me for - também - daqui!
 .
(Foi camperear o Pedro noutra Esfera...
Ah, o Sino ainda dói mais na Primavera!)
 .
_________________________
JJ de Oliveira Gonçalves
.
Porto Alegre, 8 de novembro de 2011, 18h
.
Leia AQUI a notícia sobre o falecimento do Pedro.
.
.

3 comentários:

Gerson disse...

Tchê JJota, bela homenagem fizestes para o nosso querido amigo virtual, um baita abraço tchê!

Cid M. Marinho. disse...

Salve grande J.J.
Parabéns, pela justa homenagem prestada ao teu amigo e ex-colega Pedro da Cunha Farias, do antigo Colégio Estadual de Bagé...
Att. Cid.

J.J. Oliveira Gonçalves disse...

Pois, Gerson e Cid...
Escrever, assim, nesses momentos, também faz parte da minha Sina! Infelizmente, ainda cedo me dei conta que escrevo para a tristeza e raramente para a alegria... Creio que porque cedo demais, também, "abri os olhos" para o momento mais terrível e mais triste que temos na vida: a perda de um Pedaço nosso que a morte leva - sem qualquer piedade por nossa Dor, por nossas lágrimas... No último dia de meus 8 anos, perdi minha avó materna... No dia seguinte, já com 9 anos, fui em doloroso e mudo cortejo levar seu corpo para a "última morada"... Fiquei marcado n'Alma para o resto da vida - e no coração me ficou esta Saudade para Sempre!!
Quanto ao Pedro, lamento muitíssimo não ter tido tempo para conhecê-lo... Mas, a Vida é uma "profissão de risco"... Passa mui rapidamente e nunca sabemos se vamos embora de repente ou aos pouquinhos...
É isso, meus amigos e conterrâneos Gerson, Cid e Vaz...
Abração bageense e franciscano para vocês!
JJ!