1 de novembro de 2011

Os bixos da FUnBa - 1967 - II, O "batismo"

Neiva Ianzer, recém formada no Estadual, no batismo dos bixos da FUnBa '67
.
Depois da recepção e um mês de trotes os bixos da FUnBa eram devidamente "batizados" com muita festa. Os veteranos haviam passado pelas provas impostas pelos colegas mais velhos e recebiam no batismo uma "carta de alforria" - sim, isso mesmo, e declaravam os "bixos" daquele ano aptos a participar das atividades do Centro Acadêmico. Bixos com "xis"? Trotes? Veteranos? Sim, era Bagé dando os primeiros passos na sua vida universitária. Faculdade já não era um privilégio da Capital do Estado ou de cidades maiores do que a nossa, como Pelotas, Rio Grande ou Santa Maria. Vamos comemorar, Bagé também era batizada como "bixo" e preparava-se para viver - num futuro não muito distante - a fruição veterana de uma cidade universitária.
.

3 comentários:

Anônimo disse...

E, naquele ano, também aconteceu uma passeata, sem aviso prévio, saindo do Colégio Espírito Santo,onde funcionava a Funba, descendo a Avenida 7.
Ah! calçávamos apenas um pé de sapato, o outro estava descalço... Eu estava de sapatinho de salto, lembro-me bem...
Também tenho meus guardados e, dentre eles, um certo "diploma de alforria" que me permitia, entre outras coisas, "pastar e zurrar" pelos corredores da faculdade...
Não sei se recordas, mas a partir daí, os desfiles dos bixos em Bagé foram ficando cade vez melhores, com críticas muito bem formuladas. Abraço! Vera Luiza

Luiz Carlos Vaz disse...

Bem, Vera Luiza, vamos logo scanear esse "diploma de alforria" para publicar no Blog...

Manoel Ianzer disse...

Vaz - a moça da foto é minha irmã Neiva Madeira Ianzer. A Alaide também entrou na faculdade no mesmo ano.