2 de março de 2022

Abel agora mora comigo

O livro A História de Abel e o TCC da Giulia

 

Giulia Viapiana (*)

Abel mora comigo há mais de um mês. Nesses últimos tempos eu o observava e sempre lhe dizia: “Abel, tenho que estudar”; “Abel, agora não dá”. Até que nesse feriado, depois da apresentação do TCC, Abel me esperava paciente, com muitas histórias para contar - então corri para o abraço!

A história de Abel é cativante e em uma única tarde de domingo, entre chuva e um calor escaldante, passeei com o tio Vaz pelo Rio Grande. Na Rua Corrientes, 348, entre a navalha Solingen e as velas votivas, até me imaginei voando no Perigo Verde e ouso dizer que nesse ano, sem carnaval, não teremos problemas com o Araçá! Ah, se eu tivesse irmãs mais velhas… talvez hoje comeria Tupy, pois compartilho do mesmo pensamento sobre as marmeladas.

A História de Abel e as memórias do tio Vaz e da dona Loracy são uma brisa fresca nesses dias quentes de verão. Ao fim da leitura, já no agradável final da tarde, me pergunto quem serão os contadores de causos da próxima geração (e teremos histórias para contar?!) e não tenho uma resposta.

Sei que minha futura colega e parceira de debates, Maribel, vai dizer que não existe herança de pessoa viva, mas tio Vaz, amigo que recebo de herança do meu pai, foi um prazer ler tuas histórias!


(*) Giulia Viapiana Corrêa, graduanda em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, ávida leitora e atenta ouvinte de histórias. Já atuou na Comissão de Processos Administrativos Disciplinares da UFPel, nas Demandas Judiciais do INSS e na 3ª Promotoria Criminal do Ministério Público. Atualmente desenvolve atividades na Defensoria Pública do Estado.


Nenhum comentário: