29 de novembro de 2011

O bolo “eclipsou” - II, o cartaz


Pois a Claudete, a nossa colega do Bolo eclipsado, ganhou de sua irmã Gisele, já há um bom tempo, o cartaz que divulgou o evento celeste na nossa terra no distante ano de 1966. Interessante é que nenhuma instituição assina a bela, moderna - e rara - peça publicitária.
.
.

6 comentários:

Claudete disse...

É uma pergunta que ficou no "espaço". Quem estava divulgando o evento? O cartaz já estava amarelado quando foi encontrado, mas foi conservado porque foi colocado numa moldura com uma película protetora, por isso o reflexo na foto. Quem sabe o nosso amigo que tem o "livreto"com todas as informações sobre o eclipse não descobre mais essa? Abraços.

Cid M. Marinho. disse...

Prezada Claudete,
Gostei imensamente do Cartaz, anunciando o "Eclipse Total do Sol". Parabéns, por tê-lo conservado! O meu "livreto" também ficou amarelado com o passar do tempo, e, eu estou achando que ele foi confeccionado com o mesmo tipo de papel, usado no "Cartaz"...
Quem divulgou o Evento, foi a "Prefeitura Municipal de Bagé", com o apoio de umas dez Cooperativas e Bancos, daquela época... E quem imprimiu o "livreto", foi a extinta Tipografia Cetuba, também de Bagé!
Já enviei alguma coisa do livreto, para o Vaz publicar no Blog...

Luiz Carlos Vaz disse...

Bem, pessoal, essa história do Bolo eclipsado, pelo visto, vai longe...

Anônimo disse...

Esse eclipse é uma das lembranças mais remotas de minha infância.Eu tinha 4 anos e ainda morava em Pedro Osório.Estava no cozinha com meus pais,escureceu repentinamente e no galinheiro o galo cantou.Tudo fora de hora! Imediatamente,meu pai(dentista)deu pra cada um de nós uma radiografia velha e ensinou a usar para ver o sol.Muito tempo depois,soube da Nasa no Cassino,dos foguetes de observação e da excitação geral que tomou conta do RS naqueles anos de "revolução" e "guerra fria".Um forte abraço e cumprimentos pela qualidade do blog.Henrique Pires

Claudete disse...

Cid, não podemos mais chamar de "livreto". Isso que tens é uma verdadeira Enciclopédia!!!

Henrique, esse eclipse deu muito "pano prá manga". Era o sinal do final dos tempos. E nós estamos aqui para contar que não foi!

Abraços

Cid M. Marinho. disse...

Prezada Claudete,
Você me fez lembrar, exatamente o que falavam os mais velhos, na ocasião do eclipse de 1966: Que seria o fim dos tempos! Tudo iria acabar!A Terra seria destruída! Etc. e tal.
Quando o dia se transformou em noite, eu estava atirando pedras com o meu "bodoque", em um tronco de Umbú, nos fundos de casa, no Arroio Gontan.
De repente, os pássaros no alto das árvores, começaram a se agitar, logo adiante, reparei que as galinhas, patos, marrecos, gansos, e até alguns cabritos e ovelhas, estavam se recolhendo para os seus abrigos, nos pátios da vizinhança.
Em seguida, escureceu de repente, eu me arrisquei e olhei sem proteção alguma em direção ao Sol, e, o que vi, foi um espetáculo sem igual: O Sol havia se transformado numa bola preta, numa esfera negra! Confesso que, ao mesmo tempo em que fiquei encantado com o "fenômeno astrológico", também fiquei tomado de medo, pois eu tinha só doze anos de idade, e me encontrava no meio do mato, que circundava o Arroio. Eu acabei indo as pressas para casa! Pois, havia me lembrado o que os mais antigos comentavam antes do eclipse: Que seria o fim do mundo! Que tudo estaria acabado! E eu, na minha inocência de garoto, cheguei a pensar que o mundo pudesse mesmo se terminar naquele inesquecível dia! Mas, como você mesma já disse, aqui estamos nós para contar a história... Hí,hí,hí!
Um abraço!