29 de outubro de 2010

O pôr do sol na minha cidade - V, Porto Alegre da Feira do Livro


Em homenagem a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, que inicia hoje, publicamos este pôr do sol visto do centro da capital, tomado pelo colega José Luiz Salvadoretti.

A Feira do Livro de Porto Alegre é uma das mais antigas do País. Sua primeira edição ocorreu em 1955 e seu idealizador foi o jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias. Inspirado por uma feira que visitara na Cinelândia no Rio de Janeiro, Marques convenceu livreiros e editores da cidade a participarem do evento.

O objetivo era popularizar o livro, movimentando o mercado e oferecendo descontos atrativos. Na época, as livrarias eram consideradas elitistas. Por esse motivo, o lema dos fundadores da primeira Feira do Livro foi: Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo. Leia o texto completo no site da Feira clicando AQUI.
.

6 comentários:

Manoel Ianzer disse...

Homenagem justa para
"CULTURA E BELEZA"
Parabéns Porto Alegre.

José Doutel Coroado disse...

minhas felicitações ao autor da fabulosa imagem que ilustra este post.
Quanto á Feira do Livro espero que seja um sucesso, já que as leituras são fundamentais para que haja cidadãos mais informados e formados.
abs

Luiz Carlos Vaz disse...

O autor, Doutel, foi meu colega de aula durante muitos anos em nosso "Colégio Estadual", é o José Luiz Salvadoretti, engenheiro, atualmente trabalhando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a UFRGS.

Luiz Carlos Vaz disse...

Ianzer, Porto Alegre, neste período, é a Capital Nacional do Livro e da Leitura.

J.L. disse...

José Doutel,
agradeço suas palavras, mas o mérito é todo de Porto Alegre, que, em especial no verão, nos brinda com estes poentes maravilhosos.

A Feira do Livro é há mais de meio século um dos marcos da cultura portoalegrense, e tenho certeza que esta edição irá repetir o sucesso de todos anos.

J. L. Salvadoretti

Luiz Carlos Vaz disse...

Um autor lisboeta esteve nesta Feira, José Mário Silva, lançando o livro "Efeito borboleta".