O Brazão da Cidade foi instituído por proposição do historiador Tarcísio Antonio Costa Taborda através de uma "exposição de motivos" (*), feita à Câmara de Vereadores, em 1º de Abril de 1955, e oficializado através do decreto municipal de 9 de Maio de 1955, assinado pelo prefeito Frederico Petrucci, que foi professor do nosso Estadual.
.
.
(*) O texto da "exposição de motivos" será publicado na íntegra se os leitores do Blog desejarem.
.
7 comentários:
Esse brazão eu tinha figurinhas dele no meu caderno e porta da geladeira de casa.
Prezado Vaz,
Eu tenho muito bem guardado, uma pasta original, contendo o desenho do Brazão, Decalque, e as reproduções fotográficas das famosas "trincheiras" do Cerco de 1893... A tal pasta, foi distribuída aos participantes de um "simpósio" intitulado "Fontes para a História da Revolução de 1893", organizado pelo Professor Tarcísio Antônio C. Taborda, em Novembro de 1983. Em 1993, eu tive o privilégio de participar de um outro espetacular simpósio intitulado " O Centenário da Revolução Federalista". Foram três dias de palestras com historiadores e pesquisadores civis e militares, vindos de outros Estados do Brasil. Guardo até hoje, com muito gosto e carinho, o Cartaz promovendo aquele inesquecível evento!
Sr. Cid, por obséquio, divulue esse material, nós Baggenses teremos imenso prazer em lê-lo.
Abração de fronteira.
Pedro
Gerson, dá uma procurada... de repente tu achas...
Pois Pedro, eu ia dizer ao Cid que não ficasse "se exibindo" e mandasse isso para o Blog... rsrs
Caro amigo Pedro,
Muito obrigado, por ter feito seu comentário! Vou atender o pedido dos amigos, podem Aguardar.
Caros Vaz, Cid, Gerson, Pedro...
Somos - ninguém pode negar! - irremediavelmente APAIXONADOS por nossa "Santa Terrinha" - Bagé - a "Rainha da Fronteira"! Além de salutar e cívico, tal Sentimento faz muitíssimo bem ao coração e nos enobrece a Alma! Ainda não faz um mês, passei alguns dias em Bagé e vim, de lá, renovado - como se diz. Revi pessoas queridas, amigos e parentes, conheci novas pessoas que me conquistaram com seu jeito e suas palavras, (re)caminhei ruas e calçadas, (re)visitei lugares que continuam a me dizer muito e visitei outros que me orgulharam do "ser" bageense! Revivi - na Memória dos Suspiros - momentos felizes que se eternizaram nas lonjuras das retinas, (que se crêem ainda meninas), e se grudaram na Saudade do coração... Conheci, em carne-e-osso, como costumo dizer, O Cid e o Manoel e, nas Sensações que só o Espírito pode explicar, nos (re)conhecemos - em velhos camaradas - no sorriso franco de guris do Interior, no fraterno do abraço apertado, no entusiasmo da palavra de Paz e Alegria!
Ah, minha gente... Que Saudade dos "Anos Dourados"... Do cavalheirismo, da elegância e da Sabedoria do meu sempre Professor Frederico Petrucci (Geografia, Português e Literatura) e do meu sempre Padrinho de Formatura do Científico Dr. Tarcísio da Costa Taborda!!
Por aqui, vou parando... Que a Emoção somente permite que eu chegue até aqui...
Abraço emocionado a todos!
JJ!
Postar um comentário