2 de outubro de 2011

A história do vapor Bagé - II

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O Vapor Bagé foi construído em 1912, no estaleiro Stettiner Maschinenbau AG Vulcan, em Stettin (Alemanha), atualmente Szczecin, Polônia.
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Foi originalmente batizado de Sierra Nevada, sendo de propriedade da Norddeutscher Lloyd, de Bremen e fez, em 1913, sua viagem inaugural entre aquela cidade e Buenos Aires, com escalas em Lisboa, Rio de Janeiro e Montevideo.
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Era um navio misto, ou seja, de carga e com acomodações para passageiros, com arqueação bruta de 8.235 toneladas, 133,9 metros de comprimento, 17,1 metros de largura e 10,7 metros de calado. Equipado com um motor a vapor de tripla expansão acoplado a duas hélices, possuía uma potência nominal de 600 HP, capaz de desenvolver uma velocidade de 13 nós.
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Os ambientes interiores do antigo Sierra Nevada eram extremamente luxuosos e ofereciam aos seus passageiros conforto e atendimento dignos de um hotel de primeira classe, itens estes necessários e exigíveis, principalmente para as viagens de longo curso.
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Colaboração de Henrique Pires, com imagens do livro “Navios e Portos do Brasil”, de João Emilio Gerodetti e Carlos Cornejo, e informações técnicas da Wikipedia. 
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