Nosso colega Alvaro Barreto, hoje professor do Instituto de Sociologia e Política - ISP/UFPel, envia esta joia para o Blog, quem sabe o Cid compra este belo postal para enriquecer a sua coleção?
.
"Vaz:
.
Procurando por aí na internet encontrei no site www.delcampe.net este cartão postal para vender. clique AQUI para ver o cartão no site. Custa 20 euros e está localizado na França (eles sabem valorizar o que é bom), mas foi possível copiar a imagem. Não sou especialista nesse assunto, não sei se a fotografia é muito rara ou se o cartão mereceu muitas cópias, mas me chamou a atenção, especialmente por que é do tempo em que o nosso Estadual ainda não tinha instalados os característicos cachorros. Porém, os cães não deixam de figurar na foto. Ah, no site tem outros cartões postais antigos de Bagé.
.
Um abraço
.
Alvaro Barreto"
.
12 comentários:
Grande Vaz,
Se eu dispusesse de "20 euros", certamente que eu o compraria! Pois, o "Cartão Postal" do Palacete Dr. Pedro Osório, além de raro, é original! Vê-se que, alguém ao dedicar o referido Cartão, colocou a data de (19/11/1905). Há quem diga que o Dr. Pedro construiu o seu Palacete em 1901, e que é uma réplica de um prédio em Paris, próximo ao Magazine "Printemps". As duas estátuas de cachorros, feitas em ferro fundido, foram colocadas no alto do "pórtico de entrada", alguns anos após a conclusão da obra. O Dr. Pedro Osório também era um apaixonado por árvores, e ao lado do Palacete, ele plantou um bosque com espécies raras, e que até hoje é motivo de orgulho para a Cidade. E, para finalizar, eu sou bem capaz de apostar todas as "minhas fichas" que, entre o grupo de pessoas que aparecem junto de suas "montarias", à frente do Prédio, no referido Cartão Postal, está o próprio Dr. Pedro Osório e sua "consorte"... Oi-ga-le-tê, barbaridade seu! Que "Indio Velho" bem metido a entendido de retratos, este tal de Cid! Hi,hí,hí! E tal e coisa!
Bem, Cid, vou pedir então para uma amiga que está em Paris comprá-lo para nós. Um abraço.
Cid, nota que a provável consorte de Pedro Osório estava sentada na posição lateral, como faziam as damas de antanho para cavalgar, usando vestido ou saia. Uma vez presenciei minha Avó paterna, Alzira, encilhar um cavalo, montar nessa posição, dar uma volta ao galope e voltar ao lugar de onde partira, eu fiquei espantado. Nós estávamos na chácara do meu pai, na Hulha Negra.
Eu tinha 6 anos, sempre lembro dessa demonstração da minha avó amazona quando vejo uma fotografia de uma dama montada nessa posição.
E notem que a dedicatória do postal foi escrita em francês, certamente para um amigo que o remetente tinha na França. O Francês era a língua da moda no Brasil até a época da 2ª Guerra. Confiram a transcrição: “Je te dirai les noms des personnages plus tard. Amitiés”, seguido da assinatura. Parece que ele não sabia o nome das pessoas da foto, no momento. Acho que a melhor tradução para “amitiés” (amizades), seria “saudações”.
Tchê Vaz, tem um indio bigodudo em pé ao lado do pingo com um cachorro sentado junto dele, presumo que: ou esse cachorro serviu de inspiração mais tarde para por no portão, ou então é o proprio do portão antes de ser colocado no lugar definitivo.
Grande Vaz,
Já que tu vai fazer contato com a tua amiga que esta em Paris. Aproveita e pede para ela visitar, e depois confirmar, se o suposto prédio que serviu de modelo para a construção do "Palacete Pedro Osório", realmente existe... O prédio original em Paris,
esta localizado próximo do Magazine Printemps, logo ao saltar da Estação do Metrô - Pte.Maillot.
O que é que tu acha disso, vivente?
Att, Cid.
Cid, o postal já está no papo. Era uma oferta em um site de leilões, tipo Mercado Livre, e o guasca aqui falou mais alto e levou o postal no grito. Vamos ver se a amiga Paula agora acha o tal vendedor para fechar o negócio...
Hamilton, Cid e Gerson, não esqueçam que foi Madame Coco Chanel que inventou a roupa adequada para que a mulher pudesse montar "a la homme". Ah! se a vovó Alzira tivesse uma roupa daquelas, "voaria" a cavalo pelo pagos afora...
Cid, vou fazer essa referência a ela e pedir que, se encontrar, faça uma foto do nosso Estadual original...
Gerson, vai ver que o indio era mesmo admirador dos cães e encomendou dois deles para a firma Val d'Osne (ver postagem http://velhaguardacarloskluwe.blogspot.com/2010/07/os-caes-da-val-dosne_14.html) para ornamentar o portão do Palacete.
Tchê Vaz, notastes que aquele cahorro está na mesma pose e do mesmo pilar que mais tarde foi exposto em ferro fundido.
Prezados Hamilton e Luiz Carlos,
O "selim" era usado pelas senhoras de "pose" e de posse... Já a minha avó materna, que me criou por alguns anos, lá nos "Olhos d'Àgua" (no interior do Município), andava de "bombachas" e cavalgava montada na "sela" de reserva, do meu avô. E tem mais, ela costumava caçar capincho e cabrito-do-mato, com um velho fuzil da "Primeira Guerra", que pertencera ao pai dela! Ha,ha,ha! Oi-ga-le-tê, barbaridade seu! Que saudade da minha vó Bina, e do meu vô João.
Postar um comentário