A alma de um dos mais tradicionais redutos do chorinho de Pelotas foi traduzida pela Moviola Filmes no documentário “O Liberdade”, lançado quinta-feira no Theatro Guarany em Pelotas. O documentário em longa-metragem conta com recursos do projeto no Fundo Municipal de Cultura de Pelotas (ProCultura). O trabalho é o resultado de um amadurecimento do trabalho iniciado em 2008, quando Cíntia Langie e Daniela Pinheiro decidiram documentar o bar, para deixar registrado em vídeo um pedaço da história da cidade. Essa primeira tentativa de realizar o filme sobre o bar acabou virando pesquisa para um novo roteiro. Pensado inicialmente como um curta-metragem, o filme tornou-se um documentário de 71 minutos sobre a paixão pela música.
Com direção de Cíntia Langie e Rafael Andreazza, direção de fotografia de Alberto Alda e direção de Arte de Bianca Dornelles, o projeto d'O Liberdade começou a ser executado em fevereiro de 2011. “Os músicos, dançarinos, público, e a atmosfera de simplicidade e paixão que existe lá dentro - uma coisa cada vez mais rara nos dias de hoje - é algo que encanta”, observa Cíntia.
O foco do roteiro é mostrar não somente o que ocorre no bar, mas levar os personagens a outras locações, retratando a cidade, seus recantos, suas paisagens. As gravações ocorreram nos meses de março e abril. O filme conta com apoio cultural de A Vapor Estúdio, Abastecedora Ikoporã, Ksa Imobiliária, Modern English Rio Grande, Cervejaria Devassa, Frigorífico Castro, Produtora In Cena e Theatro Guarany.
.
Informações site da Satolep Press
.
2 comentários:
Vaz,sabes quando vai passar de novo? Não pude ir aquele dia mas quero ver na íntegra.
Valença, creio que em breve haverá outra projeção, mas o DVD já está a venda no Liberdade (Deodoro 753) por R$ 20,00.
Postar um comentário