2 de maio de 2013

O Bagé de Alceu Collares

Arquivo de Carlos A M Ducos

Esta foto foi resgatada pelo Carlos Alberto Macedo Ducos no Facebook. Grêmio "Sportivo" Bagé, em 1947, com Alceu Collares na escalação... 

Segundo o Carlos Alberto, estão aqui Poli, Marimbondo, Chico, Venceslau, Bexiga, Ducos e Darci; Aristeu, Alceu Collares, Nadir, Ballejo, Fioreli, Velho, Jorginho e Geni. 

Vou deixar para o Valacir e o Sergio Fontana, nossos especialistas em futebol, comentarem esta escalação.
.

3 comentários:

Sérgio M. P. Fontana disse...

Eu nem sabia que o Alceu Collares tinha jogado no GE Bagé. Gostei de ver!
Em O Século XX - http://oseculoxx.blogspot.com.br/2009/08/ge-bage-1947.html - publiquei outra foto do Bagé, de 1947. Alguns dos retratados na photo do Carlos Alberto Macedo Ducos também aparecem lá. Faltou o Collares.
O Ballejo, que aparece nas duas photographias, contratado pelo Grêmio FBPA no início da década de 1950, foi o primeiro jogador bajeense a fazer gol no estádio do Maracanã. Ele marcou o gol nº 3.000 do Grêmio, na vitória contra o Flamengo por 3 a 1, em 15/11/1950 - algumas fontes citam 1951, mas esta data está errada.

Luiz Carlos Vaz disse...

Esse foi o comentário que o Valacir postou no Facebook sobre esta postagem:
"Desse time vi jogar Bexiga, Ducos e Ballejo. Minha memória vai de 56 a 66. Pesquisei na internet para lembrar o grande título do nosso Bagé, o Campeonato do Centenário. Na decisão, em 25 de outubro, na Pedra Moura lotada o Bagé jogou com: Antoninho, Gabriel, Sidnei, Carioca e Nélson Teixeira; Roberto Caramuru e Henrique Andrade; Cabral, Eusébio, Tupanzinho e Storniollo. O treinador era Osvaldo Cross. Também treinaram o Bagé em 1959 Carlos Maria Correia e Delmar Martins.
O Guarany formou com: Célio, Sérgio Cabral, Danga, Sílvio Scherer e Bataclã; Athayde Tarouco e Solis Rodrigues; Ivo Medeiros, Válter, Naninho e João Borges. O treinador era Ivo andrade."

Luiz Carlos Vaz disse...

Com especialistas dessa estirpe é um luxo postar sobre o futebol de Bagé...