24 de maio de 2016

O violão de Octacílio Amaral

Dois LPs de Octacílio Amaral com o nome de "S. Excia o Violão"

O Violão de Octacílio Amaral

Domingos Sávio Marimon Deble

Poucas pessoas daqui de Bagé conheceram Octacílio Amaral, um bageense que tocou violão por muitas décadas, inclusive para a Rainha Elizabeth, na Inglaterra. Eu tive a honra de conhecê-lo pessoalmente. Ele era extraordinário e bem humorado, fazia o que queria com o violão. Foi meu amigo e tocou pra mim e mais uns amigos. Era tio da esposa do Rocha, nosso amigo e colega da ABAFC. Tocou em nossa sede em 1982, um show inesquecível. Já idoso teve um AVC e o braço esquerdo ficou comprometido... ele chorava, e eu falei:

"Otacílio, véio danado, tu tens que tocar com a mão direita (ele tocava até com uma mão só)."

 Ele riu e disse:

"É mesmo, tchê"...

Octacílio faleceu algum tempo depois. Essa é minha homenagem a esse grande artista bajeense, quase esquecido. Fica na Paz de Deus, Octacílio, obrigado!


Ah... às vezes ele ligava para meu serviço e mentia que precisava de mim, pra ensiná-lo a operar um 3 em 1, queria gravar e blá blá bá. Eu já sabia, ele só queria conversar comigo e contar algumas de suas muitas façanhas.
________________________________________

O Domingos Sávio achou outro dia em sua memória a figura do notável violonista bageense Octacílio Amaral. Escreveu o texto acima que me provocou a procurar material sobre o Octacílio. Achei! Não só achei, mas reparto com vocês esta preciosidade.

Para ouvir "Um Fandango em Bagé", com Octacílio Amaral, basta CLICAR AQUI. O link é do programa "Violão com Flávio Zanon", que vai ao ar pela Rádio Cultura FM de São Paulo.

L.C. Vaz
________________________________________

Nenhum comentário: